3.1.14

MINHA CIDADE BALNEÁRIO CAMBORIÚ SC












Construído em 1997, o monumento possui 33 metros de altura, apenas cinco a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Na mão esquerda, ele segura um canhão de luz de 6,6 mil watts, simbolizando o sol, que gira num ângulo de 180º, derramando sobre a cidade, em forma de benção, a luz do caminho da fé. As luzes que iluminam o Cristo ficam acesas durante a noite, formando um belo espetáculo. No local, há restaurante, bar, lanchonete, lojas de souvenir, estúdio fotográfico e uma gruta em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Também possui o Memorial Balneário Camboriú, que conta com belíssimas imagens da cidade e do próprio Cristo Luz. E o Memorial de Artes Sacras, que contém as réplicas das vestes utilizadas por Bento XVI, bispos e padres, na missa realizada em São Paulo, na última visita do Papa ao país. O acesso é feito pela Rua Indonésia, nº 800 no Bairro das Nações.
Fones: 3367-4042 /3363-2329
Horário: 10 às 02h
Site: www.cristoluz.com.br
Como chegar: Possui transporte gratuito, que passa em pontos específicos na Av. Brasil. Para encontrá-los, basta localizar as diversas placas indicativas espalhadas pela cidade.
OBS:Crianças até 10 anos não pagam ingresso.

Unipraias

Complexo turístico com mais de 85 mil metros quadrados, único no mundo a ligar duas praias através de bondinhos aéreos. São 47 bondes, totalmente informatizados, com capacidade para seis pessoas cada um, que passam por três estações: Barra Sul, Mata Atlântica e Praia de Laranjeiras.
A estação Barra Sul tem um centro de lazer, compras e diversão, com lojas, bares, restaurantes e estacionamento coberto.
A segunda estação, a da Mata Atlântica, no alto do morro da Aguada, é um parque ambiental com 60 mil metros quadrados, com trilhas pela mata, mirantes, quiosques, bares, anfiteatro e auditório panorâmico.
O destino final dos bondes aéreos é a praia de Laranjeiras, ideal para esportes náuticos, e que conta com serviços de bares, restaurantes e trapiche para embarcações.
A partir de 15 de janeiro de 2009, o Parque também conta com o "Youhooo!" - Trenó de Montanha, que corre por trilhos em meio a Mata Atlântica, a velocidade de até 60 km/h, numa extensão de 710 metros. O equipamento é alemão, tem as licenças para funcionar e totalmente seguro. No passeio pode-se apreciar a vista da Praia Central ou de Laranjeiras. O trenó está instalado na Estação Mata Atlântica, a uma altura de aproximadamente 200 metros, no Morro da Aguada.
Avenida Atlântica nº 6006 - Barra Sul
Fone: +55 (47) 3404-7600
Horário: 09h as 20h (jan/fev)
Site:www.unipraias.com.br
Como chegar: Você pode ir de bondindinho, ônibus circular ou mesmo de automóvel. Acesso pelos bondinhos aéreos. - Se for de ônibus pegue a linha 105/1.
OBS: Condições para participar: Altura mínima de 1,40m e idade mínima de 12 anos.

Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta

É um local onde os visitantes desfrutam da mais eficiente educação ecológica informal, que é o contato direto com a natureza, contemplando a diversificada vegetação, espécies de aves, anfíbios, répteis, crustáceos, insetos e pequenos mamíferos vivendo em harmonia.
Atrativos do Parque:
* A Casa do Pensamento abriga os setores administrativos da Secretaria do Meio Ambiente, e ainda, conta com uma biblioteca Ambiental e sala para palestras e projeção de vídeos.
* O Complexo Fototerápico Municipal conta com o Horto de Plantas Medicinais Dr. Roberto Miguel Klein, onde são cultivadas 108 espécies em 98 canteiros. Setor de Secagem de Ervas, Laboratório Fitoterápico e Centro de Atendimento Alternativo.
Jardim da Bromélias é mais um atrativo, contando hoje com 40 espécies em exposição.
Viveiro Mata Atlântica é um centro de produção de mudas de árvores nativas para recuperação de áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.
O Parque possui Trapiche nas margens do Rio Camboriú para uso das embarcações de Fiscalização Ambiental e visitação de turistas.
Jardim São Francisco é mais um espaço de lazer para os visitantes. Possui várias trilhas ecológicas que levam o visitante ao interior da mata, sendo uma delas destinada à prática de cooper. Possui ainda parquinho infantil, áreas de lazer, sanitários e estacionamento. Antigo Parque Ecológico Rio Camboriú, recebeu o nome de Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta em julho de 2006 em homenagem a um de seus fundadores.
Localizado no fim da Rua Angelina - Bairro dos Municipios.
Horário: 09h as 12h e das 13h as 17h
Fone: 3363-7145/3363-8811
Aberto todos os dias - Entrada gratuita.
Se for de ônibus pegue as linhas 108 e 112.

Zoológico - SANTUR - Parque Cyro Gevaerd

Parque Cyro Gevaerd

Fundado em 1981, o Parque da Fauna Flora e Gea (terra) - Zoológico do Parque Cyro Gevaerd, em Balneário Camboriú é um dos mais completos do Estado. Devido ao seu fácil acesso junto à BR 101, visitá-lo se torna uma oportunidade rara para conhecer várias espécies de animais e plantas e ainda ver de perto o trabalho de preservação e pesquisa desenvolvido no zoológico.
Ocupando uma área de 39.000 metros quadrados em sua maior parte coberta por Mata Atlântica, o zoológico do parque é uma ótima opção de turismo com educação ambiental e contato com a natureza.
O Parque está distribuído da seguinte forma:
Zoo, atualmente com cerca de 1.200 animais, sendo 823 aves(91 espécies), 95 mamíferos(29 espécies) e 170 répteis(24 espécies). Entre os animais estão espécies exóticas, como tigre, leões (recentemente chegaram três felinos irmãos vindos de Fortaleza(CE)), cervicapras, cervo-damas, e mandrils (macacos). No zoo estão:
Mundo das Aves onde podem ser observados num ambiente entre bromélias, marantas e filodendros, recintos que abrigam aves das mais diferentes espécies como araras, tucanos, jacutingas e 4 lagos com cisnes, flamingos e marrequinhas que dão um espetáculo de rara beleza;
Mamíferos onde se destacam várias espécies de macacos, os tigres e leões além dos jacarés.
Um Terrário, com várias espécies de serpentes e aranhas completam o acervo.
Aquário é uma das grandes atrações. Contém aproximadamente 50 espécies de peixes de água doce, representados por Pacus, Tambaquis, Tilápias, Carpas coloridas, originárias de todo o mundo.
No Museu Arqueológico, podem-se observar fósseis de milhares de ano da civilização indígena da região. Provenientes do sítio arqueológico de Laranjeiras merecem destaque ossadas de duas índias grávidas.
Museu Oceanográfico apresenta uma grande coleção, com espécies raras de peixes, moluscos, crustáceos, algas e corais. Único no estado.
Museu do Artesanato Catarinense, tem mais de 700 peças, entre vime, cerâmicas,couros e representações de grupos folclóricos de pau-de-fita e boi-de mamão.
Outro interessante é o Museu do Pescador, onde podem ser apreciados os utensílios da pesca artesanal, como canoa, balaios e redes.
Tem ainda o Museu de Taxidermia, um interessante experimento para todos os visitantes onde é possível ver de perto os animais que passaram pelo processo de taxidermização(empalhamento).
O horário de atendimento:
Baixa temporada (de 01/03 a 30/11): Das 9:00 às 17:30 horas
Alta temporada (de 01/12 a 28/02): Das 9:00 às 19:00 horas

Valores: R$ 10,00 para adultos e R$ 5,00 para 6 a 12 anos. Crianças abaixo de 5 anos acompanhados dos pais não pagam ingresso.

O parque está situado em Balneário Camboriú/SC, BR-101 - km 137 e é administrado desde 2007 pelo Instituto Catarinense de Conservação da Fauna e da Flora - Icco.

Empresa Expressul: linhas 110, 109, 106 e 103 parando no viaduto, zoológico a 500 metros. O percurso é a partir do Hospital Santa Inês, passando pela Av. do Estado, rodoviária, 3ª Avenida e BR 101, sentido ZOO /Santur e praias.

Empresa Praiana – destino Itapema, Canto Grande, Porto Belo ou Tijucas. O percurso é Av. do Estado, Rodoviária e BR 101.

Mais informações: (47) 3367-0033.

Balneário Camboriú possui vocação natural para o ecoturismo. Muitos lugares reservam o prazer do contato direto com o mais puro aroma da natureza preservada. É o caso do Parque Ecológico Rio Camboriú.
É onde se localiza a Secretaria do Meio Ambiente da cidade. Como principal atração possui seis trilhas ecológicas, onde é possível conhecer parte da flora e fauna da região, a Mata Atlântica. Existe no local um laboratório e uma farmácia que elaboram e fornecem gratuitamente à população chás medicinais, a partir de plantas cultivadas no horto ali existente.
O roteiro das praias ao sul do município pela Linha de Acesso às praias (Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho) e os encantos do passeio pela Estação Mata Atlântica do Parque Unipraias, através de seus bondinhos aéreos são outras atrações recomendadas.
NATUREZA EM MEIO À CIDADE
O centro de Balneário Camboriú é agraciado com a candidez da Mata Atlântica intocada junto ao bosque localizado no início da Avenida Brasil, próximo ao Apart Hotel do Bosque, no Pontal Norte. São dezenas de metros quadrados de mata verde conservada e diversas espécies de aves da região que vivem no local. Não é possível o acesso ao interior do bosque.

Morros e Cordilheira

Morro do Careca

O Complexo Morro do Careca é mais um atrativo de Balneário Camboriú. Por ser um dos pontos mais altos do nosso município, possui uma visão privilegiada de nossa cidade e do mar. Local preferido pelos adeptos do vôo livre; recebeu este nome pelo topo ser totalmente liso. Localizado na Praia dos Amores, possui escadaria de acesso à Praia do Buraco, rampa de acesso à Praia da Concha com revestimento em lajotas, passarelas suspensas em madeira (deck), além de paisagismo. O percurso ao longo de 600 metros é totalmente asfaltado, entre a Rua Sérgio Millet (Praia dos Amores) e o topo do morro. O trecho conta com dois patamares de estacionamento. Além dos saltos de parapente e asa-delta, são praticadas outras modalidades de esportes radicais no local, como rappel e escaladas. Por ser um dos pontos mais altos do nosso município, possui uma visão privilegiada de nossa cidade e do mar. Lugar ideal para o passeio de toda família! O acesso é feito pela Estrada da Rainha, no Pontal Norte.

Morro da Cruz

Onde se localiza o Complexo Cristo Luz. Acesso pela Av. do Estado até a Rua Indonésia.
Altura: 102.72m

Morro do Gavião

Ponto mais alto da cidade possui trilhas e nascentes. Acesso pela BR-101 com a marginal leste.
Altura: 241.40m

Morro do Boi

Localizado na BR-101 sentido Balneário Camboriú-Itapema.
Altura: 152.41m

Morro da Aguada

Localizado na Barra Sul e onde está a Estação Mata Atlântica do Parque Unipraias. Acesso pela Av. Atlântica, Barra Sul.
Altura: 240.00m

Cordilheira do Ariribá

Em seu ponto mais alto, possui trilhas e nascentes, com destaque para uma reserva de água mineral. Acesso pelo Bairro das Nações, Rua Itália.
Altura: 240.18m

Pedra do ovo

Localizada na Linha de Acesso às Praias Rodesindo Pavan mais conhecida como Interpraias, entre as praias de Taquarinhas e Taquaras, tem o formato de um enorme Ovo. Servia de referência náutica para as embarcações que por ali passavam.

Igreja da Barra

Construída com óleo de baleia e argamassa pelos escravos em 1849, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, é uma das mais antigas de Santa Catarina e é tombada pelo Patrimônio Histórico. Também é importante destacar o modo de vida dos habitantes locais, com fortes traços da cultura açoriana, vivendo principalmente da pesca artesanal.

Ilha das Cabras

A uma distância 600 metros da praia central, conta com uma belíssima iluminação noturna e é um dos principais cartões postais do município. Pra chegar até ela basta optar pelos passeios de escuna, partindo da Barra Sul. Para quem quer um pouco mais de aventura é possível alugar pedalinhos ou caiaques.
Fonte: Texto e Imagens: Secretária do Turismo - Google




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro ler seu comentário! Beijos!

Eu sou Lúcia Martinelli

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI
ATIVIDADES E PROJETOS