Projeto
Ao
cruzar a fronteira do “Era uma vez...”, entramos num mundo em que, como nos
sonhos, a realidade se transforma.
SIGNIFICADO DO NOME PINOQUIO - SUA MARCA
NO MUNDO!
Passa a impressão de uma pessoa muito inteligente e
intuitiva, desde muito cedo é notória sua vocação por atividades intelectuais.
Não se atrai por atividades desgastantes e de esforço fisíco. Na maturidade demonstra
ter a vida sob controle.
Ingênuo, egoísta, corajoso e encantador, Pinóquio é a
imagem da infância como ela é, em seu crescimento doloroso e fantástico. Suas
aventuras e desventuras vão aos poucos revelando suas qualidades e
ensinando-lhe qual o melhor caminho a seguir, refletindo as histórias dos
pinóquios em cada um de nós que ainda tem o que aprender.
JUSTIFICATIVA:
Oferecer ao aluno
oportunidade para conhecer e apreciar um dos clássicos da literatura infantil,
proporcionando momentos de reflexão sobre valores morais e éticos de forma
contextualizada, bem como a compreensão da importância da cultura para seu
crescimento, enriquecimento pessoal e social.
Temas abordados: natureza, família,
tolerância, relacionamento, sentimentos, sabedoria, respeito, ética,
companheirismo, diferenças, companheirismo, determinação, imaginação x
realidade.
Temas transversais: meio ambiente, ética, pluralidade cultural
Interdisciplinaridade: Língua portuguesa,
História, Artes, Matemática
aluno poderá
aprender com este Projeto








Tomar gosto pela leitura.

Combinando os nomes das histórias com as imagens
que as representam, as crianças trabalham o letramento.
As crianças foram desafiadas a associar os títulos
das histórias conhecidas às imagens.
Partir da palavra PINÓQUIO, criar um acróstico, gênero
poético de composição.


Aprimorar a capacidade de comentar o que se leu.





Alunos um circuito motor promovendo
o desenvolvimento das habilidades: agilidade, flexibilidade, alongamentos,
equilíbrio, esquema corporal e orientação espacial / temporal.
Ciências: Através do boneco articulado as
crianças reconhecer e nomear e numerar as partes do corpo, identificar os órgãos
dos sentidos, conversar sobre os hábitos de higiene corporal e a importância de
uma alimentação saudável para a manutenção da nossa saúde.
Matemática: Descobrir no boneco Pinóquio as
formas geométricas (triângulo, retângulo, quadrado e círculo).



Duração das atividades: 12 aulas
Desenvolvimento cognitivo
1.Ouvir a
História do Pinóquio para os alunos;
Questionamento
informal:
A discussão
acerca de temas centrais do livro também pode ser proposta por meio da
formulação das seguintes perguntas:
- Como é Pinóquio?
- O que ele tem de boneco?
- O que tem de menino?
- Em que situações cresce seu nariz?
- Apenas quando mente?
- Qual a visão que as crianças que queriam ir ao País das Brincadeiras têm da escola?
- O que o autor quer nos dizer com tudo isso?
- O que vocês pensam sobre isso?
- Como é Pinóquio?
- O que ele tem de boneco?
- O que tem de menino?
- Em que situações cresce seu nariz?
- Apenas quando mente?
- Qual a visão que as crianças que queriam ir ao País das Brincadeiras têm da escola?
- O que o autor quer nos dizer com tudo isso?
- O que vocês pensam sobre isso?
- É
importante sempre dizer a verdade? Por quê?
- Qual
o papel do Grilo Falante na história?
- Vocês
já ouviram o ditado "A mentira tem pernas curtas?"
O que isso quer dizer?
- Já
imaginaram o que aconteceria se todas as vezes que mentíssemos o nosso nariz
crescesse?
1. Biografia sobre
Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini, famoso por haver criado Pinóquio.
Carlo Lorenzini nasceu
em Florença, Itália, em 24 de Novembro de 1826, numa família modesta.
Completados os estudos no seminário, colaborou em numerosos jornais, escreveu
romances e peças de teatro. Começou a dedicar-se à literatura para a infância
em 1875; adoptara entretanto o pseudónimo de Collodi, nome
Uma cidadezinha medieval chamada Pescia, na base de dois longos vales da montanha, pertence à província de Pistóia, na região Toscana. Dividida em duas áreas urbanas pelo rio Pescia, essas áreas são muito contrastantes.
À leste
a cidade cresceu ao redor da Catedral, Paróquia de Santa Maria, de forma
circular. À oeste, o núcleo urbano tem a forma longitudinal originário da
Câmara Municipal e da atual Piazza Mazzini. Por causa dessa separação a cidade
ficou dividida entre o lado religioso e o lado civil. Entre elas uma ponte que
liga as partes da cidade.
Considerada a capital das flores na Italia, é uma cidade onde pode-se circular andando por suas ruas, ou se preferir, pode deslocar de ônibus para conhecer a cidade, que tem muitas atrações como: Duomo di Santa Maria Assunta; a Igreja de San Francesco; a Igreja de San Antonio; Palazzi de Pescia, que é composto pelos palácios Cecchi, Cardini, Galeotti, Podesta e o palácio comunal.
Mas o que mais encanta em Péscia é o Mercato dei Fiori, que é o mercado local de flores, com sua paisagem e fragrâncias incríveis e emocionantes, dando um colorido espetacular. Péscia é conhecida em toda Italia como a Capital italiana das flores. Além de exportar flores frescas e secas. Para os casais românticos, o passeio deve ser o caminho antigo chamado de Mulattiere.
Em setembro ocorre na cidade o Palio dei Rioni, uma competição de arco e flecha onde os participantes usam roupas medievais e há uma cerimônia incrível envolvendo toda a cidade. É uma cidade de muitas belezas medievais, e além de suas flores, produz vinhos especiais e azeites de melhor qualidade, vindos de suas videiras e oliveiras.
Perto de Pescia está Collodi, chamada a cidade de Pinocchio, já que seu criador morava nesse vilarejo. É um borgo medieval documentado desde o final do século 12, e a mãe de Carlo Collodi era dessa região.
Ali está
a antiga e aristocrata Villa Garzoni, com um amplo jardim, e também o parque
dedicado a Pinocchio, chamado Villagio di Pinocchio. O caminho do parque de
Pinóquio segue os eventos narrados no livro de Pinóquio, com todos os seus
personagens.
Uma cidadezinha medieval chamada Pescia, na base de dois longos vales da montanha, pertence à província de Pistóia, na região Toscana. Dividida em duas áreas urbanas pelo rio Pescia, essas áreas são muito contrastantes.
À leste
a cidade cresceu ao redor da Catedral, Paróquia de Santa Maria, de forma
circular. À oeste, o núcleo urbano tem a forma longitudinal originário da
Câmara Municipal e da atual Piazza Mazzini. Por causa dessa separação a cidade
ficou dividida entre o lado religioso e o lado civil. Entre elas uma ponte que
liga as partes da cidade.
Considerada a capital das flores na Italia, é uma cidade onde pode-se circular andando por suas ruas, ou se preferir, pode deslocar de ônibus para conhecer a cidade, que tem muitas atrações como: Duomo di Santa Maria Assunta; a Igreja de San Francesco; a Igreja de San Antonio; Palazzi de Pescia, que é composto pelos palácios Cecchi, Cardini, Galeotti, Podesta e o palácio comunal.
Mas o que mais encanta em Péscia é o Mercato dei Fiori, que é o mercado local de flores, com sua paisagem e fragrâncias incríveis e emocionantes, dando um colorido espetacular. Péscia é conhecida em toda Italia como a Capital italiana das flores. Além de exportar flores frescas e secas. Para os casais românticos, o passeio deve ser o caminho antigo chamado de Mulattiere.
Em setembro ocorre na cidade o Palio dei Rioni, uma competição de arco e flecha onde os participantes usam roupas medievais e há uma cerimônia incrível envolvendo toda a cidade. É uma cidade de muitas belezas medievais, e além de suas flores, produz vinhos especiais e azeites de melhor qualidade, vindos de suas videiras e oliveiras.
Perto de Pescia está Collodi, chamada a cidade de Pinocchio, já que seu criador morava nesse vilarejo. É um borgo medieval documentado desde o final do século 12, e a mãe de Carlo Collodi era dessa região.
Ali está
a antiga e aristocrata Villa Garzoni, com um amplo jardim, e também o parque
dedicado a Pinocchio, chamado Villagio di Pinocchio. O caminho do parque de
Pinóquio segue os eventos narrados no livro de Pinóquio, com todos os seus
personagens.
da terra natal de sua mãe. A sua
obra-prima, As Aventuras de Pinóquio, foi inicialmente
publicada em episódios no Giornale per i Bambini, surgindo em livro
em 1883. Carlo Collodi morreu em Florença em 26 de Outubro de 1890.
Biografia é de ................................................
Seu apelido era
.............................................
Ele nasceu em ..............................................
País
..............................................................
Data do nascimento: .....................................
Como era sua família: ...................................
Onde ele completou seus estudos
......................................................................
Ele escreveu
.................................................
......................................................................
Seu apelido era .............................................
Nome da sua obra
prima ..............................
......................................................................
Data da sua morte
........................................
Geografia – Leitura de mapas
Serão
apresentados mapas para que os alunos tentem localizar bairros, município,
estado, o seu país para então, ser mostrado a localização do país de origem do
autor do texto estudado.
3.Apresentando a Itália e a região da Toscana.
6.Os alunos lerão e interpretarão um texto apresentado sobre a
história. Será dada ênfase sobre valores como: verdade, mentira, obediência,
desobediência, preguiça, coragem.
7.Produção de diálogo:
Complete o diálogo com
a Fada e o Pinóquio:
Em duplas, a partir da palavra PINÓQUIO, os alunos
criam um acróstico, gênero poético de composição, colando figuras que iniciem
com as letras da palavra PINÓQUIO:
P
|
|
I
|
|
N
|
|
Ó
|
|
Q
|
|
U
|
|
I
|
|
O
|
A fada usou a varinha
mágica para transformar o boneco de madeira em garoto.
Ajude a fada encontrar a
varinha mágica para transformar o Pinóquio num aluno nota 10.
Copiar o versinho do
quadro:
.............................................................................................
.............................................................................................
.............................................................................................
.............................................................................................
Numere as cenas e pinte:
COLOQUE AS FRASES NA ORDEM CORRETA DA
HISTÓRIA:
( ) A FADA AZUL DEU-LHE VIDA E AGORA ELE ATÉ IA
À ESCOLA.
( ) ERA UMA VEZ UM CARPINTEIRO MUITO BONDOSO
CHAMADO GEPETO.
( ) PINÓQUIO SÓ TORNOU-SE UM MENINO DE VERDADE
QUANDO COMPREENDEU QUE DEVEMOS SEMPRE OUVIR OS MAIS VELHOS E NUNCA MENTIR.
( ) UM DIA GEPETO CONSTRUIU UM BONECO MUITO
BONITO, NO QUAL COLOCOU O NOME DE PINÓQUIO.
( ) MAS PINÓQUIO NÃO PODIA MENTIR POIS SEU
NARIZ CRESCIA
Matemática
– Geometria
Com cuidado vou
colorindo, recortando, criando e montando, essas formas geométricas cada uma de
uma cor, conte comigo, por favor.
Vou contando bem
contente, vai surgindo em minha frente, um Pinóquio colorido, me ensinando
diferente.
§ Registre a quantidade de formas geométricas usadas para montar o boneco.
Pinte cada forma com cor diferente.
a) Triângulo (
) c) Círculo ( )
b) Quadrado ( ) d) Retângulo
( )
§
Pinte somente os corpos
redondos.
§
Conte as formas geométricas
usadas para montar o boneco "Pinóquio".
§
Registre o total de peças:
_________
§
Quantos...
a) triângulos? _____________________
b) círculos? _______________________
c) quadrados? ____________________
d) retângulos? ____________________
§
Quantas peças usariam para
montar o...
a) dobro de bonecos? ______________________
§
matemática as crianças
recortarão e montarão o boneco em E.V.A OU CAIXAS de vários tamanhos, nas
formas geométricas estudadas e em seguida serão expostos na sala de aula.
OBSERVE AS FIGURAS E
MARQUE AS QUE ESTÃO NA DIREÇÃO CONTRÁRIA:
História de
Pinóquio e Gepeto
Disciplina: Recreação
Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª Assunto: Consciência corporal, articulações Tipo: Metodologias
Essa atividade deve ser
proposta, de preferência, após a criação do Boneco articulado, pois ela propiciará às
crianças uma melhor compreensão sobre as articulações e suas possibilidades
de movimento.
O professor deve levar os alunos para uma sala de aula limpa, de preferência de piso quente (madeira ou carpete) e pedir que eles tirem os sapatos, deitem no chão em decúbito ventral (barriga para cima) e fechem os olhos. Se não houver sala com essas características, pode-se utilizar outro ambiente e contar com o auxílio de colchonetes. O professor explica que irá contar uma história e, por isso, é necessário que todos permaneçam em silêncio e que só abram os olhos depois que a história terminar. Quando as crianças estiverem relaxadas e concentradas, contar a história de Pinóquio, com bastante expressividade e detalhes. Depois de terminar a história, o professor diz aos alunos que Pinóquio é uma marionete e pergunta se eles já viram ou conhecem esse tipo de boneco. Deve explicar que a marionete se movimenta por meio de fios presos às articulações. Se houver possibilidade, pode levar uma no dia da atividade, mostrar ilustrações ou, ainda, mostrar trechos do filme "História de Pinócchio", de Walt Disney. Em seguida, deve propor a atividade propriamente dita. As crianças serão divididas em duplas: uma será a marionete (Pinóquio) e a outra será o manipulador (Gepeto). Devem ficar de pé, uma de frente para a outra. Por meio de fios imaginários presos às articulações (cotovelo, pulso, ombro, joelho, quadril e tornozelo), Gepeto deverá manipular Pinóquio, “puxando” ou “soltando” a articulação desejada. Pinóquio só deve se movimentar sob o comando de Gepeto, comportando-se exatamente como uma marionete. Deve-se trabalhar, inicialmente, uma articulação de cada vez, buscando o máximo de concentração e clareza de movimentos, tanto por parte de Gepeto como de Pinóquio. No decorrer do exercício, é importante que as crianças explorem ao máximo as possibilidades articulares, não se limitando às grandes articulações, incluindo aos poucos as pequenas (pés e mãos) e até a coluna, que é considerada articulada. Depois de explorar todas as articulações, os papéis são invertidos. Quem era Pinóquio vira Gepeto e vice-versa. Como última etapa, todos os alunos se transformam em “Pinóquios” e realizam uma “dança” coletiva através de movimentos que privilegiem as articulações. No fim, o professor pergunta sobre as articulações que eles tiveram mais facilidade ou dificuldade para trabalhar, quais delas são mais independentes ou móveis, e aproveita para reforçar o conceito de articulação. Fonte de pesquisa adicional: LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990. Filme História do Pinócchio, de Walt Disney. Texto original: Iza Anaclêto e Mônica Arruda Xavier Edição: Educarede |
Resumo da história de Pinóquio:
"Há muitos anos, existia um
artesão chamado Gepeto que adorava confeccionar bonecos de madeira. Todas as
manhãs, ele ia para a floresta buscar madeira para fazer os seus bonecos.
Um dia, sem saber, Gepeto encontrou um
pedaço de madeira mágica. Gepeto o levou para casa e confeccionou um lindo
boneco e deu-lhe o nome de Pinóquio.
Cansado, Gepeto foi dormir quando foi
surpreendido por alguém que o acordou. Era Pinóquio, que tinha ganhado vida!
Todavia, Pinóquio não era um menino de verdade. Movimentava-se partindo de suas
articulações."
parabéns Lúcia, suas atividades estão maravilhosas. Dei graças à DEUS quando emcontrei seu blog. obrigada. voce está ajudando muita gente. Beijo e parabéns.Adélia
ResponderExcluirMuito bom o teu projeto, adorei as idéias das atividades. Estou fazendo a leitura dos XXXVI capítulos do Livro As Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi, tradução e ilustrações Gabriella Rinaldi, editora ILUMINURAS, os alunos estão participando muito bem estamos na metade. O texto é maravilhoso. Sucesso nos novos projetos. Marta
ResponderExcluirGostei muito deste projeto, está contextualizado e as atividades proporcionam a aprendizagem significativa.
ResponderExcluirMeu filho está estudando pinoquio..muito legal o projeto.
ResponderExcluirPrijeto Maravilhoso!Parabéns!
ResponderExcluirparabéns pelo trabalho adorei!!!
ResponderExcluirAmei...
ResponderExcluirMaravilha este projeto. Parabéns. Conteúdo rico.
ResponderExcluirParabéns, adorei, muito rico de detalhes.
ResponderExcluirFeliz que tenham gostado.Grande abraço.
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirParabéns 👏👏👏muito bom !
ResponderExcluirLindo trabalho parabéns.
ResponderExcluirTudo perfeito .
ResponderExcluirAmei.
Material bem extenso e completo. Parabéns!
ResponderExcluir