Projeto
A MargaridaFriorenta
Pólo: Tempo Integral
Professora Lúcia Martinelli
Sequência Didática
Gênero : Literatura
Temas: Boa ação, bondade, amizade, carinho, caridade, respeito,
afeto, amor às plantas, a dinâmica da natureza.
Turma
a que se destina: 2º ano
Duração
da atividade: 2 semanas ou mais
Objetivos:





















Referências:
Outras referêrencias para a estratégia:
*ALMEIDA,Fernanda Lopes.A Margarida Friorenta.São Paulo:Ática,2007
Sistematização
metacognitiva e metalinguística:
Ateliê das Letras
Apresentar o Livro;
Contar a história com personagens (margarida, borboleta, cachorro,
boneca e caixa da sapato;
Passar a história no datashow;
Interpretação oral da história;
Identificar no texto o que é:
seres vivos (cachorro, planta,
menina, borboleta)
não vivos (boneca, caixa, roupas)
Sentimentos (amizade, compaixão, ajuda, solidariedade, recompensa)
Oralidade sobre valores;
fatores climáticos (frio, calor, dia e noite)
Estações do ano-vestir a Margarida de acordo com cada estação;
Plantio, observação e registro da germinação em garrafas pet;
Representação de expressões faciais de diversos sentimentos;
Escrever características nas pétalas e colocar na água com música de
fundo;
Amigo oculto;
Sequência da história;
História em quadrinhos;
Produção textual;
Liste o que você colou para compor seu quarto;
Ateliê das Artes
Música: A Margarida;
Harmonização: Música sons da natureza;
Brincadeira de roda: A Margarida;
Dobradura da Margarida;
Desenho livre sobre a História;
Escolher uma prenda para o colega e depois informa-se que é pra si
próprio e não para o amigo;
Organizar o jardim da amizade;
Criar personagens com folhas secas;
Confeccionar a Margarida com revista;
Confeccionar a Borboleta no rolo de papel higienico, dobradura ou
celofani;
Ateliê dos Números
Número de páginas do livro;
Por que os algarismos são representados por esses sinais gráficos?
Confecção da Margarida comprando pétalas (Sistema monetário – questionar
sobre dinheiro, escambo, banco...)
Situações matemáticas com sementes, margaridas, pétalas, biscoitos,
palitos, borboletas, cachorro (patas);
Numerais pares (asas, caixa de sapatos, )
Montar jogo da velha (com caixas)
Monte o seu quarto (utilizando encartes) e colagens como você gostaria
que ele fosse;
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
A professora deverá apresentar o
livro "A Margarida Friorenta” às crianças explorando bem a capa e o título
do livro através de perguntas como:
O que estão vendo?
O que acham que vai
acontecer nessa história?
Quem sabe o que significa
a palavra “friorenta”?
Explicar que vamos
descobrir as respostas durante a leitura do livro. '
Deixar que as crianças manuseiem
o livro livremente interagindo com as gravuras e o texto.
-Contar a história utilizando recursos
adaptados: uma margarida, uma borboleta de nylon amarelo, uma boneca, cachorro
de pelúcia, caixa de sapato.
Em
seguida, a professora deverá fazer a leitura do livro ou apresentar
no datashow para a turma.
A MARGARIDA FRIORENTA
Era
uma vez uma Margarida num jardim.
Quando ficou de noite, a Margarida começou a tremer.
Aí, passou a Borboleta Azul.
A Borboleta parou de voar.
Quando ficou de noite, a Margarida começou a tremer.
Aí, passou a Borboleta Azul.
A Borboleta parou de voar.
- Por que você está tremendo?
- Frio!
- Oh! É horrível ficar com frio! E logo numa noite tão escura!
A Margarida deu uma espiada na noite.
E se encolheu nas suas folhas.
A Borboleta teve uma ideia:
- Espere um pouco!
E voou para o quarto da Ana Maria.
_
Psiu! Acorde!
- An! É você, Borboleta? Como vai?
- Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.
- O que é que ela tem?
- Frio, coitada!
- Então já sei o remédio. É trazer a Margarida pro meu quarto!
- Vou trazer já!
A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:
- An! É você, Borboleta? Como vai?
- Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.
- O que é que ela tem?
- Frio, coitada!
- Então já sei o remédio. É trazer a Margarida pro meu quarto!
- Vou trazer já!
A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:
- Você leva esse vaso pro quarto da Ana Maria?
Moleque era muito inteligente.
E levou o vaso muito bem.
A Margarida ficou na mesa de cabeceira.
Ana
Maria se deitou.
Mas
ouviu um barulhinho.
Era
o vaso balançando.
A
Margarida estava tremendo.
- Que é isso?
- Frio!
-Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho pra você.
- Que é isso?
- Frio!
-Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho pra você.
Ana
Maria tirou o casaquinho da boneca.
Porque
a boneca não estava com frio nenhum.
E
vestiu o casaquinho na Margarida.
-
Agora você está bem. Durma e sonhe com os anjos.
Mas
quem sonhou com os anjos foi Ana Maria.
A Margarida continuou a tremer.
Ana Maria acordou com o barulhinho.
- Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa pra você!
A Margarida continuou a tremer.
Ana Maria acordou com o barulhinho.
- Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa pra você!
E Ana Maria arranjou uma casa para a Margarida.
Mas quando ia adormecendo ouviu outro barulhinho.
Era a Margarida tremendo.
Então Ana Maria descobriu tudo.
Foi lá e deu um beijo na Margarida.
A Margarida parou de tremer.
E dormiram muito bem a noite toda.
No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:
_ Sabe, Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não!
E a Borboleta respondeu:
E dormiram muito bem a noite toda.
No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:
_ Sabe, Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não!
E a Borboleta respondeu:
_ Ah! Entendi!
Autora:
Fernanda Lopes de Almeida
-Indagar, ao final da história,
de que “frio” a margarida padecia;
-Iniciar um diálogo propondo a
ideia de que, nem tudo na vida é resolvido com coisas materiais (casaco,
cachecol, casinha), e que de vez em quando podemos sentir falta de coisas
imateriais (atenção, carinho, amor, reconhecimento, afeto, companhia);
-Solicitar ao aluno que abrace o
coleguinha ao lado, num gesto de carinho e atenção;
-Realizar o "Jogo da
Crueldade" (pede-se que cada criança diga uma prenda para alguém do grupo
realizar e a prof. escreve, e então diz-se que houve um engano com as regras,
pois quem deverá realizar a tarefa é quem a propôs.);
-Discutir o que podemos aprender
com esse jogo: "Não fazer aos outros o que não queremos que nos
façam" (ou "Fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem por
nós”);
-Intensificar o diálogo sobre o
tema caridade.
-Depois disso, desenhar um
coração ou uma margarida gigante num papel pardo e escrver coisas boas dentro e
coisa não boas fora.
NAS TAMPINHAS MARGARIDAS E BORBOLETAS
Após contar a história Margarida Friorenta, o professor apresenta às
crianças todos os materiais e vai questionando o que poderiam fazer com todos
aqueles objetos.
Inicia-se o jogo, distribuindo-se um miolo e um palito de picolé (que servirá de caule) para cada criança.
O professor explica que a flor será composta de 5,6,7 pétalas e, então,
pede para que cada criança pegue cinco, seis... moedas que servirão para
comprar as pétalas no decorrer do jogo.
Na sua vez, cada criança joga o dado, trocando uma moeda por uma pétala,
conforme a indicação do dado da quantidade, até ter o número suficiente de
pétalas para formar a flor. A flor também pode ter uma pétala de cada
cor.
O aluno irá colar seu material em uma folha, ou numa caixinha, ou num
fundo de pet, formando a Margarida Friorenta da história.
Pode ser feito um questionamento final para o grupo. Quantas moedas
tinham no início?
O
objetivo é que a criança estabeleça a relação número de pétalas/número de moedas.
As flores
confeccionadas poderão formar um painel intitulado: Jardim do coração.
Confeccionar a Margarida
Materiais:
- Pétalas de florescompradas pelas crianças em
papel em 6 cores diferentes ou não;
- miolos (circulos de papel amarelo)
- moedas de plástico
- dados
- palitos de picolé para o caule
MÚSICA: A MARGARIDA (melodia
de Ciranda Cirandinha)
Usando nas meninas as flores que a
escola já tem para cantar;
A linda margarida
Estava morrendo de
frio
Ganhou roupa e
casinha
Mesmo assim, não
sorriu
A menina Ana Maria
Logo, logo
descobriu
Deu um beijo na
florzinha
Que contente então
sorriu!
PARA BRINCAR: Margarida (usar
flores que a escola tem feita)
(A Margarida fica
no centro da roda e outra, fora da roda, canta:)
Onde está a Margarida? Olê, olê, olá
Onde está a Margarida?
Olê, seus cavalheiros
(Todos da roda cantam:)
Ela está em seu castelo Olê, olê, olá
Ela está em seu castelo
Olê, seus cavalheiros (A menina do lado de fora canta:)
Eu queria vê-la Olê, olê, olá
Eu queria vê-la
Olê, seus cavalheiros
(Todos da roda:)
Mas o muro é muito alto Olê, olê, olá
Mas o muro é muito alto
Olê, seus cavalheiros A menina de fora tira alguém da roda e canta:)
Tirando uma pedra Olê, olê, olá
Tirando uma pedra (bola de papel)
Olê, seus cavalheiros
(Todos da roda:)
Uma pedra não faz falta Olê, olê, olá
Uma pedra não faz falta
Olê, seus cavalheiros A menina de fora vai tirando um por um da roda e, a cada "pedra" retirada, as crianças da roda cantam: "...duas pedras não faz falta, três pedras...", até sair a última. Quando ficar só a Margarida, todos cantam:)
Onde está a Margarida? Olê, olê, olá
Onde está a Margarida?
Olê, seus cavalheiros
(Todos da roda cantam:)
Ela está em seu castelo Olê, olê, olá
Ela está em seu castelo
Olê, seus cavalheiros (A menina do lado de fora canta:)
Eu queria vê-la Olê, olê, olá
Eu queria vê-la
Olê, seus cavalheiros
(Todos da roda:)
Mas o muro é muito alto Olê, olê, olá
Mas o muro é muito alto
Olê, seus cavalheiros A menina de fora tira alguém da roda e canta:)
Tirando uma pedra Olê, olê, olá
Tirando uma pedra (bola de papel)
Olê, seus cavalheiros
(Todos da roda:)
Uma pedra não faz falta Olê, olê, olá
Uma pedra não faz falta
Olê, seus cavalheiros A menina de fora vai tirando um por um da roda e, a cada "pedra" retirada, as crianças da roda cantam: "...duas pedras não faz falta, três pedras...", até sair a última. Quando ficar só a Margarida, todos cantam:)
Harmonização:
música (sons da natureza) CD
Conversar sobre as percepções ( o que sentiu) durante a harmonização.
Conversar sobre as percepções ( o que sentiu) durante a harmonização.
Dobradura da
Margarida
Canto Grupal: Músicas que falem de amor, amizade.
1. Em sala, os alunos recebem uma flor (recortar antes se as crianças
forem muito pequenas).
2. Realiza-se um sorteio (tipo amigo oculto).
3.Eles deverão escrever ou desenhar uma mensagem de afeto, elogio,
carinho, ...
4. Dobra as pétadas da flor sobrepondo uma sobre a outra até fechar toda
a flor.
5. Revela-se o amigo oculto, num clima de amizade e descontração.
6. Em seguida os alunos colocam a flor na água, suavemente, sem
mergulhar e a flor se abre revelando a mensagem.
7. Os alunos podem pregar a flor numa folha e fazer desenhos, colar no
mural, etc.
Fazer a avaliação da atividade, comentando os
valores envolvidos, os sentimentos e percepções dos alunos com vistas a
mudanças de atitudes.
EXPRESSANDO
SENTIMENTOS
Desenhe
você nas diversas formas de expressar sentimentos como:
FELIZ
|
TRISTE
|
ASSUSTADO
|
ZANGADO
|
SÉRIO
|
PREOCUPADO
|
PENSATIVO
|
CANTANDO
|
SONOLENTO
|
GRIPADO
|
MENTINDO
|
SONHANDO
|
GRITANDO
|
ADMIRANDO
|
XINGANDO
|
OBSERVANDO
|
Por que representamos os numerais de 1 a 9 desta forma?
Veja como eram escritos os algarismos na sua forma primitiva e constate!
É a quantidade de ângulos que o algarismo possui:
E o mais interessante e inteligente de todos é o 0 = 0 ângulos.
Nunca é tarde para aprender.
Vamos vestir a Margarida com diversas peças de roupa de acordo com as
estações do ano:
Coloque
em ordem os aconteciementos da história numerando os quadrinhos de 1 a 4:
( )Ana Maria deu um beijo na Margarida.
( )Ana Maria arranjou uma casa para Margarida.
( )O cachorro levou o vaso da Margarida para
casa de Ana Maria.
( )Ana Maria deu um casaquinho para a
Margarida.
Produção textual:
A Margarida estava com frio... conte com suas palavras como o problema
da Maragarida foi resolvido:
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Muito interessante, as crianças podem ilustrar as páginas do livrinho de várias formas, basta soltar a imaginação...
♫ Onde está a Margarida, olê...olê... olá...♫









Sugiro também o uso da musiquinha: "Apareceu a Margarida".
♫ Onde está a Margarida, olê...olê... olá...♫









Sugiro também o uso da musiquinha: "Apareceu a Margarida".
"
O livro edificante vacina a mente infantil contra o mal"
(André Luiz)
"Quando você ensina, transmite.
Quando você educa, disciplina.
Mas, quando você evangeliza, SALVA."
Amélia Rodrigues
Quando você educa, disciplina.
Mas, quando você evangeliza, SALVA."
Amélia Rodrigues
Amei, obrigada!
ResponderExcluiradorei obrigado por partilhar.
ResponderExcluirParabéns!!!!!!!!!Perfeito!!!Amei tudo. São excelentes atividades. Obrigada por partilhar essas ideias geniais.
ResponderExcluirGostei muito,essa história mostra ao ser humano que devemos ser afetivo com os outros.abracar, beijar,conversar se doar isso e muito importante para o outro.
ResponderExcluirOlá! Amei a sua aula!
ResponderExcluirAtividades complementares ótimas!!!!
ResponderExcluirEstou aqui para vos falar de um remédio natural que é
ResponderExcluirque lhe faz pensar porque é que o seu médico não lhe disse
sobre isso. Então, por outro lado, é bastante óbvio
porque é que o seu médico não o fez, porque essa não é a sua função, é
isso? Mas, a sério, promete-me que não vais ficar muito zangado
com o seu profissional de saúde, não é realmente a sua
falha. Eles só podem praticar o que lhes é dito
Quando a sua saúde está em risco, não há tempo para o Tom
tolice, tem de se chegar à causa e cortar
no início. Por isso, tem sofrido de gota dolorosa
ataques? Bem, permita-me que lhe dê um novo
perspectiva sobre a solução para as pragas que em tempos vos causei no vosso sapato até o meu amigo universitário me apresentar ao centro de ervas Dr Itua que cura o meu hiv/herpes depois de o ter bebido durante duas semanas, como instruído, o Dr Itua é um médico de ervas de África que tem o poder natural de curar as seguintes doenças: Herpes,Hiv,Hepatite B,Fibróide,Esquizofrenia,Cancro,Escoliose,Fibromialgia,Síndrome de Toxicidade Fluoroquinolona Fibrodisplasia Ossificans Progressiva. Fatal Fatal Fator de Insónia Familiar V Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Desmoplásico,Diabetes,Doença Celíaca,Doença de Creutzfeldt-Jakob,Angiopatia Amilóide Cerebral,Ataxia,Artrite,Esclerose Lateral Amiotrófica,Doença de Alzheimer,Carcinoma Adrenocortical.Asma,Alérgica
Como o Dr. Itua me garante que todas as doenças abaixo mencionadas garantem uma cura 100% permanente para todas estas doenças, acredito tanto no Dr. Itua porque ele me ajuda a curar o meu hiv/ herpes que tem sido o meu fardo na vida, por isso prometi ao Dr. Itua que testemunharei sobre o seu trabalho online depois de me curar e é isso que estou a fazer aqui, por isso, por favor, se sofre destas doenças não hesite em escrever ao Dr. Itua Herbal Center por e-mail: drituaherbalcenter@gmail.com ou fale com ele sobre o quesapp: +2348149277967.