PROJETO JOAO E
MARIA
Objetivo:









O
que o aluno poderá aprender com esta aula
Ouvir e interpretar oralmente a
história de João e Maria.
Após contar a história às crianças, leve-as para quadra e separe-as em dois grupos. O primeiro grupo terá algumas pedrinhas e deverá sair primeiro fazendo um caminho, jogando-as pelo chão, trilhando um caminho de pedras, seguindo a orientação de um mapa da escola, por onde estará indicado onde deverão percorrer.
Após contar a história às crianças, leve-as para quadra e separe-as em dois grupos. O primeiro grupo terá algumas pedrinhas e deverá sair primeiro fazendo um caminho, jogando-as pelo chão, trilhando um caminho de pedras, seguindo a orientação de um mapa da escola, por onde estará indicado onde deverão percorrer.
O segundo grupo, sem ver o caminho
que o primeiro grupo traçou, nem o mapa que foi disponibilizado à eles com o
caminho correto, deverá seguir o caminho de pedrinhas e procurar as crianças
pela escola. Ao achá-los, poderão trocar os grupos, sendo que, quem procurou
deverá fazer o caminho com as pedrinhas e vice-versa.
Duração
das atividades
12 Aulas
-Cd
– ouvir a história no CD
-no
data show, visualizar a história sem legenda, só com imagens
Apresentar
o livro para os alunos, explorando a capa e o nome do autor.
Perguntar para os alunos se reconhecem os personagens. De onde?
Identificar então as características dos personagens:
Aproveitar para levantar o conhecimento que os alunos têm sobre esses personagens, antes de ler a história de João e Maria.
Após a conversa, ler o livro para a turma, mostrando as ilustrações de cada página, à medida em que vai contando a história.
Depois da leitura, trabalhar oralmente a interpretação através de questões relacionadas ao conto de João e Maria.
Interpretação da história por escrito
Perguntar para os alunos se reconhecem os personagens. De onde?
Identificar então as características dos personagens:
Aproveitar para levantar o conhecimento que os alunos têm sobre esses personagens, antes de ler a história de João e Maria.
Após a conversa, ler o livro para a turma, mostrando as ilustrações de cada página, à medida em que vai contando a história.
Depois da leitura, trabalhar oralmente a interpretação através de questões relacionadas ao conto de João e Maria.
Interpretação da história por escrito
Texto
lacunado
Ortografia:
R e RR
Cruzadinha
Mapa
mental sequenciado
João
e Maria jogo rápido
Espaçamento
entre as palavras
Sequência
da História
Listar
os doces
Escrever
um bilhete para João e Maria
Identificar
os personagens da história
1- Os pais de João e Maria conversavam sobre a
dificuldade que estavam passando. Qual foi a sugestão da madrasta?
2-
Os meninos ouviram a conversa dos pais.
Qual foi o plano deles para garantir o retorno para casa?
Deu certo? Por quê?
Qual foi o plano deles para garantir o retorno para casa?
Deu certo? Por quê?
3-
Os meninos perdidos na floresta avistaram uma casa. Como era?
O que eles fizeram?
O que eles fizeram?
4- Até que apareceu a dona da casa. Quem era?
5- O que ela fez com João e Maria?
6-
A bruxa queria engordar João para poder comê-lo.
Qual foi a ideia de João para enganar a bruxa?
Qual foi a ideia de João para enganar a bruxa?
7-
Até que um dia, a velha pediu à Maria para acender o forno.
Ela aproveitou a situação. O que a menina fez então?
Ela aproveitou a situação. O que a menina fez então?
8- Os meninos fugiram. O que levaram com eles?
9- Que fim tiveram os meninos?
10- O que aconteceu com a madrasta?
Recursos
Complementares
-casinha de doces
-
Veja como sugestão, aula no Portal do Professor: “Achiqué”- versão peruana de
João e Maria. Autor: Ana Letícia Lima Guedes.
- livro: João e Maria - Coleção Clássicos Cintilantes. Ed. Todolivro.
- CD Coleção Disquinhos: João e Maria
- Veja outra versão do conto de João e Maria em:
- livro: João e Maria - Coleção Clássicos Cintilantes. Ed. Todolivro.
- CD Coleção Disquinhos: João e Maria
- Veja outra versão do conto de João e Maria em:
João e
Maria
Você
quer fazer uma casinha como esta com balas de goma?
É super
simples
Você vai precisar de:
Isopor
palitos de dentes
Vários pacotes de bala de gomas
1 rolo de papel alumínio
Modo de fazer
Você vai precisar de:
Isopor
palitos de dentes
Vários pacotes de bala de gomas
1 rolo de papel alumínio
Modo de fazer
Você
fará uma casinha com o isopor e a encapará com o papel alumínio
partirá os palitos de dentes ao meio, espetará a metade dos palitos nas balas e aplicará na casinha.
Se preferir faça as portas e janelas com uma determinada cor de bala (uma cor bem forte, de destaque) e depois preencha as "paredes" da casa com balas de cores claras.
Se você quizer, poderá fazer castelos, carrinhos, pois é o mesmo procedimento, se a casinha for ficar exposta muito tempo é legal você cobri-la com papel filme transparente ou coloca- la em um saco próprio para embalar cestas de café da manhã, pois estes sacos você encontra com facilidade, eles são grandes e o custo é pequeno.
Para fazer uma casinha como esta, você gastará em média R$ 20,00.
Você pode usar a casinha para decoração de festas, decorar uma mesa de doces para seus alunos e pode contar a Estória de João e Maria e usar a casinha para explicar as crianças como a casa de doces atraiu as crianças na Estória e no fima da aula, saborear as balas com seus alunos.
partirá os palitos de dentes ao meio, espetará a metade dos palitos nas balas e aplicará na casinha.
Se preferir faça as portas e janelas com uma determinada cor de bala (uma cor bem forte, de destaque) e depois preencha as "paredes" da casa com balas de cores claras.
Se você quizer, poderá fazer castelos, carrinhos, pois é o mesmo procedimento, se a casinha for ficar exposta muito tempo é legal você cobri-la com papel filme transparente ou coloca- la em um saco próprio para embalar cestas de café da manhã, pois estes sacos você encontra com facilidade, eles são grandes e o custo é pequeno.
Para fazer uma casinha como esta, você gastará em média R$ 20,00.
Você pode usar a casinha para decoração de festas, decorar uma mesa de doces para seus alunos e pode contar a Estória de João e Maria e usar a casinha para explicar as crianças como a casa de doces atraiu as crianças na Estória e no fima da aula, saborear as balas com seus alunos.
Você
pode fazer o telhado da casa com bis (chocolate) e as paredes com chocolates de
outras marcas, ex: charge, prestigio huuuuum
Paçocas, pés de moleque e doces de leite podem também servir de material
Paçocas, pés de moleque e doces de leite podem também servir de material
Narrador: Era uma vez um menino
chamado João e sua irmã Maria, que moravam em uma casa perto da floresta. Um
dia, sua mãe pediu que fossem buscar galhos secos para acender o fogo. Não
pecisavam trazer muitos, apenas o bastante para acender a lareira.
Mãe:
- Não vão muito longe. Os galhos que
temos aqui perto já servem, não vão se perder por aí...
João:
- Pode deixar mamãe, vamos voltar
logo!
Narrador: E lá se foram os dois
procurar gravetos secos por ali, entre várias brincadeiras. Não queriam ir
longe, mas estavam tão curiosos com a floresta que resolveram arriscar só um
pouquinho. Maria teve uma idéia genial: foi marcando todo o caminho, para saber
por onde voltar: assim não iriam se perder. E bricaram à vontade. Já estava
querendo escurecer quando resolveram voltar. Maria foi logo procurando os
pedacinhos de pão que deviam estar marcando o caminho, mas... Os passarinhos
que moravam ali estavam achando ótimo aquele lanchinho, e não deixaram nem um
miolinho de pão sobrar. Não havia como achar o caminho de volta para casa. A
idéia de marcar o caminho tinha sido ótima, mas não com pedacinhos de pão.
Maria:
- Agora estamos os dois com fome e
perdidos!Andaram de um lado para outro, mas nada de encontrar o caminho de
casa, cada vez mais escuro.
Narrador:
A noite já tinha chegado, quando João
teve uma boa idéia:
João:
- Vou subir na árvore mais alta e ver
se encontro alguma casa para passarmos a noite.
Narrador:
Maria achou ótima, pois já estava
muito assustada com os ruídos da noite na floresta. E João encontrou alguma
coisa:
João:
- Tem uma luz daquele lado! Vamos lá
ver!
Narrador:
Os dois correram na direção da luz
acesa da casa mais próxima. Ao chegarem, viram uma velhinha que parecia muito
boazinha e sorridente.
Bruxa:- Venham cá! Venham, meus
amiguinhos. Aqui vão encontrar muita comida gostosa. (os dois estavam morrendo
de fome)
Narrador
Narrador
Então viram a casa de perto:
Maria:- Uuuuau!
Narrador:
As paredes eram de chocolate com
castanhas, o telhado era de brigadeiro, as portas de biscoito fresquinho, as
janelas de gelatina, tudo enfeitado com caramelo, sorvete e balas coloridas.
Maria: Uhmmm!
Bruxa:
- Comam tudo, meu amiguinho é para
vocês. Depois podem descansar em camas fofinhas e bem quentinhas. Amanhã
acharemos a casa de vocês.
Narrador:
E os dois obedeceram à contentes, e
acabaram dormindo cansados de um dia tão cheio. Acordaram antes do sol nascer,
pensando que estavam na maravilhosa casa de doces. Mas, que nada: A casa tinha
desaparecido como se fosse mágica. Em seu lugar havia uma horrível casa de
bruxa, com morcegos e tudo. Uma gargalhada terrível vinha da escada, por aonde
chegou à bruxa malvada com sua coruja:
Bruxa:
- Pensaram que iam escapar, não? Vão
ficar presos aqui para sempre, e nunca mais vou deixar que voltem para casa.
Ha! Ha! Ha!
Narrador:
A bruxa mandou Maria para a cozinha
preparar comida para todos: agora ela era a empregada da casa. Tinha que fazer
todo o serviço, se não... Prendeu João numa gaiola e disse:
Bruxa:
- Menino: trate de ficar bem gordinho!
Quando estiver pronto, vai virar o meu jantar especial. Ha! Ha! Ha!
Narrador:
Maria foi a primeira a reparar que a
bruxa malvada não enxergava bem. Tudo ela trazia bem perto dos olhos para ver
direito. Para saber se João estava engordando bem, toda noite chamava o menino
e mandava que mostrasse o seu dedinho da mão. Apertava bem, e dizia que ainda
estava muito magrinho.
Bruxa:
- Maria! Faça mais comida! Ele tem
que engordar. Depressa! Narrador: João, preso na gaiola já nem sentia fome, de
tão triste que estava. Queria voltar a ser livre, correr solto com seus amigos
e brinquedos. Lembrava bem como isso era bom. Maria tentava encontar uma saída
para os dois, enquanto fazia o serviço sem nenhum brinquedo. Tinha saudades de
tudo em casa, mas, como enganar a bruxa e fugir?
Narrador:
Foi na cozinha que teve uma idéia: Colocou
para assar no espeto uma galinha, escondendo um ossinho comprido e bem fininho.
Quando levou a comida para João, disse a ele bem baixinho, para a bruxa não
escutar:
Maria:
- Esconda este ossinho para fingir
que é seu dedo bem magrinho e enganar a bruxa. Ela não enxerga quase nada...
Bruxa:
- Quietos aí! Quem disse que podem
conversar?
Narrador:
Desse dia em diante, João sempre
mostrava o ossinho para a bruxa apertar quando ela queria saber se ele já
estava bem gordinho. Bruxa:- Maria! Esse menino está magro como um palito. Faça
mais comida!
Narrador:
E Maria fazia muitas coisas para que
os dois ficassem bem fortes para poder fugir. Em toda parte, a menina procurava
o lugar onde a bruxa escondia a chave da gaiola, mas não conseguia encontrar. Tudo
agora dependia da força de João para fugirem dali. Naquela noite, João se
esforçou muito, e acabou conseguindo soltar a grade da gaiola. Tinha ficado bem
forte, e a bruxa nem sabia disso. Os dois correram para se esconder na floresta
antes que a bruxa acordasse. Na luz do dia, conseguiram achar o caminho de
casa, e nunca mais voltaram naquele lado da floresta.
Fim
AUTODITADO
1.
|
4.
|
7.
|
10.
|
2.
|
5.
|
8.
|
11.
|
3.
|
6.
|
9.
|
12.
|
Pinte, recorte, monte e brinque com os
dedoches
Por que você acha que a bruxa é má?
|
|
|
|
|
Adorei os projetos!
ResponderExcluirLúcia amei o texto e o projeto...vou realizar na escola em que trabalho.
ResponderExcluirAbraços Carla Casal
Nessa história montada faltou a página 11, tem como vc enviar ela?
ResponderExcluirAMEI SEU PROJETO VOU APLICAR COMO SEQUENCIA DIDÁTICA NÃO TODO RESUMI ALGUMAS PARTES PARA TRABALHAR UMA SEMANA; FALTOU MESMO A PÁGINA 11 DOS SLIDES, MUITO OBRIGADA
ResponderExcluirAMEI SEU PROJETO VOU APLICAR COMO SEQUENCIA DIDÁTICA NÃO TODO RESUMI ALGUMAS PARTES PARA TRABALHAR UMA SEMANA; FALTOU MESMO A PÁGINA 11 DOS SLIDES, MUITO OBRIGADA
ResponderExcluirAdorei as atividades! Obrigada por compartilhar! <3
ResponderExcluirÓtimo trabalho parabéns.
ResponderExcluirParabéns me ajudou bastante no meu projeto.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo faço para receber pro email
ResponderExcluirLindo projeto!!! Amei
ResponderExcluirPreciso desse projeto em arquivo, por favor me envia pra eu trabalhar com minha turminha de 5 anos!!!
ResponderExcluirObrigada por usarem, fico feliz!
ResponderExcluirmuito bom. Amei.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar seu projeto, aproveitei muita coisa.
ResponderExcluirAmei o projeto você pode me enviar o arquivo para trabalhar com minhas turmas desde já agradeço
ResponderExcluirammeeiiiiiii
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAMEI O PROJETO, VOU APLICAR COM MINHA TURMA. MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR.
ResponderExcluirAmei, vc pode me enviar o arquivo pra eu trabalhar na minha sala?
ResponderExcluir