PROJETO
O
CARTEIRO CHEGOU
Assim como todo
mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo,
mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de
ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados, aproveita para se desculpar
com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem
o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção
especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é
sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes -
especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé
o mais rápido possível. O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de
cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.
TEMA DO PROJETO:
TEMA DO PROJETO:
1- Apresentação e discussão do projeto com as crianças;
2- Rodas de leituras;
3- Leitura dos contos;
4- Produções textuais;
5- Ensaios para a socialização do projeto;
6- Apresentação;
Leitor: alunos do 2º ano (individual e em grupo)
Objetivo:
§ Conhecer a estrutura do gênero textual denominado carta;
§ Valorizar
a escrita como meio de comunicação;
§ Perceber
as informações mais relevantes neste gênero;
§ Listar
as informações que quer transmitir ao leitor;
§ Motivar
os alunos em torno de um projeto de comunicação coletivo: leitura e produção de
cartas.
§ Recordar com os alunos os projetos dos contos infantis tradicionais.
§Analisar, por meio de uma aula de leitura, duas propagandas de um mesmo produto (pãezinhos de leite da Nutrela) voltadas a públicos distintos: a primeira a meninos e a segunda a meninas;
§ Refletir com as crianças, por meio do planejamento de uma aula de leitura (vide HILA 1999, para saber procedimentos de elaboração para uma aula crítica a partir de gêneros textuais) sobre: o poder da propaganda, a importância dos destinatários, os recursos visuais tendo em vista os destinatários.
§ Leitura crítica do panfleto do livro, destinado à bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do contexto de produção.
§ Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada pelo carteiro para uma personagem conhecida de contos infantis, a fim de continuar o processo de intertextualidade inter-gêneros.
§ Realizar um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta.
§ Expor as cartas na sala.
§ Recordar com os alunos os projetos dos contos infantis tradicionais.
§Analisar, por meio de uma aula de leitura, duas propagandas de um mesmo produto (pãezinhos de leite da Nutrela) voltadas a públicos distintos: a primeira a meninos e a segunda a meninas;
§ Refletir com as crianças, por meio do planejamento de uma aula de leitura (vide HILA 1999, para saber procedimentos de elaboração para uma aula crítica a partir de gêneros textuais) sobre: o poder da propaganda, a importância dos destinatários, os recursos visuais tendo em vista os destinatários.
§ Leitura crítica do panfleto do livro, destinado à bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do contexto de produção.
§ Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada pelo carteiro para uma personagem conhecida de contos infantis, a fim de continuar o processo de intertextualidade inter-gêneros.
§ Realizar um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta.
§ Expor as cartas na sala.
A professora pede
aos alunos para escolherem uma pessoa, da família ou não, para enviar uma
carta. E importante que cada criança anote, com ajuda da família, o endereço
correto do destinatário para que a professora possa encaminhar as cartas a um
correio, ou se possível, ir com a turma a uma agência.
Cada criança
escreve uma carta à pessoa escolhida, tendo como referência as anotações
anteriores sobre a estrutura deste gênero. A professora pede aos
alunos que troquem suas cartas para verificarem se a estrutura deste gênero
está correta, de acordo com as anotações registradas.
A professora
distribui envelopes, ou pode orientá-los a produzi-los em sala. Pede que o
preencham de acordo com as informações do destinatário e com as suas
informações, enquanto remetentes.
A professora
elabora um bilhete com as crianças pedindo aos pais que levem seus
filhos a uma agência de correios para que juntos, enviem as cartas aos
destinatários.
Outra sugestão, se
possível, pedir aos pais o valor da postagem e levar as crianças a uma agência
de correios para que elas possam encaminhar as suas cartas. A professora sugere
que as crianças leiam as respostas dos seus destinatários, tão logo as cartas
cheguem aos seus endereços. A seguir, a professora pergunta aos alunos se já
ouviram falar em pombo correio. Ouve as respostas das crianças e a seguir
distribui uma folha com a definição.
DURAÇÃO APROXIMADA: 12 aulas
MATERIAIS:
Livros paradidáticos, vídeo, TV, panfletos, data show, postais, encartes, lápis de cor, cartolina, caderno do aluno, lápis, borracha e quadro.
CARACTERIZAÇÃO DO TEXTO:
__Título: Quem não se comunica se trumbica
__Traços característicos:
O livro traz um trabalho de
intertextualidade inter-gêneros entre contos infantis e gêneros textuais
epistolares (e sua maioria) atuais, o que permite uma variedade de atividades
sendo necessário que se leia os seguintes livros:
Cachinhos dourados e os três ursos;
Branca de Neve e os sete anões;
João e o pé de feijão;
Cinderela;
Chapeuzinho Vermelho.
De forma geral, o livro contém
diversos contos que trazem um carteiro como personagem principal e que realiza
a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são personagens das
histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope,
são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais, com
diferentes propósitos.
Assim como
todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por
exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua
galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se
desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da
bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece
uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o
carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes
- especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no
pé o mais rápido possível. O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de
cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.
Na atividade O carteiro Chegou,
a primeira deste projeto, é proposto que o professor explore com os alunos o
que é o serviço postal, a identificação de correspondências que chegam às casas
e a produção coletiva de bilhetes.
Como a escola em que trabalha fica na
região rural do município de Pirapora, e lá não há caixas de correio nas casas
nem carteiro, a professora inventou um jeito criativo de trabalhar com o
projeto. Ela apresentou a proposta aos alunos e perguntou se algum deles
já tinha recebido uma carta, visto uma caixa de correio ou o carteiro. Eles
falaram que só conheciam as caixas que existem na subprefeitura e na escola,
que são caixas coletivas comuns nos ambientes rurais. Fernanda, então,
levou recortes com ilustração de caixas residenciais de correio e fotos de carteiro
para os alunos conhecerem e pediu que escrevessem perguntas para o carteiro,
que ela o traria para conversar com eles. As crianças adoraram a idéia. O
carteiro não pode ir, mas as perguntas foram entregues a ele, que as respondeu
prontamente. “As crianças ficaram muito contentes de ver suas perguntas
respondidas pelo próprio carteiro, alguém que, muitos deles, nunca tinham visto
na vida”, afirmou a professora. A atividade fez tanto sucesso que
Fernanda agendou uma visita ao Correio Central de São Paulo que, provavelmente,
será feita no segundo semestre deste ano.
__ O conto é um relato em
prosa de fatos fictícios. A trama predominante é a narrativa, mas os contos
apelam a uma descrição de personagens, lugares e incluem o dialogo direto
(trama convencional)
__ a carta deve ter as seguintes partes constitutivas: cabeçalho, introdução (com saudações), corpo da carta, despedida e assinatura;
__ cartão postal é um tipo de texto que tem por objetivo informar ao destinatário, detalhes do local em que o remetente se encontra. Itens obrigatórios no cartão postal: Nome do destinatário, endereço completo do destinatário e do remetente;
__Panfleto é um meio de divulgação de uma ideia ou marca, feito de papel e de fácil manuseabilidade. Por seu baixo custo é muito utilizado para atingir grandes públicos em pouco tempo;
__ a carta deve ter as seguintes partes constitutivas: cabeçalho, introdução (com saudações), corpo da carta, despedida e assinatura;
__ cartão postal é um tipo de texto que tem por objetivo informar ao destinatário, detalhes do local em que o remetente se encontra. Itens obrigatórios no cartão postal: Nome do destinatário, endereço completo do destinatário e do remetente;
__Panfleto é um meio de divulgação de uma ideia ou marca, feito de papel e de fácil manuseabilidade. Por seu baixo custo é muito utilizado para atingir grandes públicos em pouco tempo;
TEMAS DE REFLEXÃO METALINGUISTICA:
a) Linguística Textual: estratégia de coesão e conectivos, parágrafos trabalhados na produção dos textos;
b) Gramática oracional: Uso do pronome Ele e ela, uso dos artigos a, o tempo (ontem, hoje, amanhã)
c) Ortografia: O que surgir a partir da leitura e da produção textual;
d) Pontuação: através dos textos produzidos na sala de aula ( virgula, ponto, interrogação, exclamação)
ETAPAS ANTERIORES:
a) Linguística Textual: estratégia de coesão e conectivos, parágrafos trabalhados na produção dos textos;
b) Gramática oracional: Uso do pronome Ele e ela, uso dos artigos a, o tempo (ontem, hoje, amanhã)
c) Ortografia: O que surgir a partir da leitura e da produção textual;
d) Pontuação: através dos textos produzidos na sala de aula ( virgula, ponto, interrogação, exclamação)
ETAPAS ANTERIORES:
Projetos trabalhados anteriormente
-Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito das histórias
que serão contadas.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Chegada de um carteiro com um envelope grande contendo o livro de presente;
Chegada de um carteiro com um envelope grande contendo o livro de presente;
A introdução da atividade bem como o
desenvolvimento desta será baseada na tradicional história dos contos de fadas_
Cachinhos Dourados. O conhecimento e compreensão dos fatos desta história irão
motivar a escrita da nossa carta.
1 - Como teremos a motivação da história_ Cachinhos
Dourados, faze-se necessário que reconte esta história ou que leia de um livro,
há diversos recontos desta história. Sugiro por exemplo:
Por se tratar de uma história muito conhecida, é
sempre bom apresentá-la através de um autor que a reconta e que não seja
conhecido pelas crianças. Desse modo, vamos estimular a observação de que o
trabalho de contar, recontar se constituí da característica própria de cada
autor. Contudo, as crianças devem compreender que isso, não deve significar
mudança na essência da história que esta sendo recontada.
Após contar a história, explore as imagens do livro
retomando a qual parte da história cada uma delas representa. Dialogue ainda
sobre a atitude da personagem principal, no que diz respeito a mexer e estragar
objetos que não lhe pertence. Assim, questione as crianças sobre quais seriam
as possíveis formas que Cachinhos Dourados teria para tentar se redimir com a
Família Urso. Pontue que, para fazer seu pedido de desculpas terá que usar um
meio que requer escrita, pois na floresta não há telefone e a menina
encontra-se com tanta vergonha que não terá coragem de voltar para pedir
desculpas pessoalmente.
Assim você deve considerar a várias formas, como
bilhete, cartão, carta. Leve em consideração, que a sugestão é para trabalhar
com carta. Ok! Mas, nada impede que opte por desenvolver o trabalho com outro
gênero.
Para complementar este primeiro momento sugiro o
livro _ O Carteiro Chegou. Este é um belíssimo livro que apresenta como parte
da história, diversas correspondências levadas por um carteiro muito simpático
a diversos personagens conhecidos das crianças, como bruxas, gigantes, lobo,
Cinderela e outros. A cada um destes personagens verificamos a entrega de
panfleto, cartão, carta, convite e outros mais. Todo este material pode ser
manuseado pelo leitor, Trata-se de uma obra a qual podemos desenvolver um belo
trabalho de letramento.
Neste livro, uma das correspondências entregue é a carta de Cachinhos Dourados se desculpando com a família Urso e ainda convidando o ursinho para sua festa de aniversário. Leia esta carta para turma e, se possível, providencie uma cópia para cada criança. Confira a imagem:
Na conversa sobre esta carta, motivar as crianças a
compreenderem e reconhecerem o que organiza um texto.
Isto é, devem observar que em uma carta há;
SAUDAÇÃO,
INTRODUÇÃO do assunto,
DESENVOLVIMENTO,
CONCLUSÃO,
DESPEDIDA
ASSINATURA.
É importante compreender também, que uma carta
sempre é um texto que convida o leitor (quem irá recebê-la) a escrever uma resposta.
Aproveite professor para apresentar este
“desafio” às crianças. Você poderá perguntar como podemos observar tais
elementos citados, na carta que Cachinhos de Ouro escreveu.
2 - Motivado por estas duas histórias, você poderá
solicitar às crianças que escrevam uma carta se desculpando com a família Urso.
As crianças devem compreender que a carta será da Cachinhos de Ouro para
família Urso. Então, as crianças “deverão se passar” pela personagem durante o
processo da escrita.
No processo em que as crianças estão trabalhando as
habilidades necessárias para produção de texto, é f undamental que compreendam
que fazer uma revisão é algo que qualifica o resultado final da atividade.
Devem entender ainda, que revisar e reescrever faz parte do processo de
produção textual, e que, portanto, esta é uma tarefa desenvolvida por todo
autor. Sendo assim, também na produção desta carta, devemos produzir mais de
uma versão, sempre buscando melhorar a clareza e coerência do texto. Recomendo
então, professor, que utilize com as crianças a orientação a seguir, para
facilitar a organização das idéias a serem desenvolvidas.
Observe o modelo de estrutura que poderá orientar a
organização da produção. A figura representa uma folha em tamanho A4, com as
respectivas informações a serem “preenchida” pela criança.
A professora deve levar à
sala de aula uma carta ou escrever uma carta para alguém e apresentá-la `a
turma. A partir das cartas trazidas pela professora e alunos, analisar e anotar
no quadro, em conjunto com as crianças, as características deste gênero, tendo
em vista os seguintes questionamentos:
Qual a primeira informação
que observamos na escrita das cartas?
Para quem escrevemos?
Então, a segunda informação
deve ser o nome do destinatário para quem desejamos enviar a carta.
O que vem depois do nome do
destinatário?
Depois do assunto de cada
carta, o que vem?
As despedidas são iguais em
todas as cartas?
Quais as possíveis despedidas
de uma carta?
O que significa remetente?
E destinatário?
Como podemos fazer chegar as
correspondências aos destinatários?
O registro deve ficar anexado
na sala para consultas posteriores.
1. Podem ser enviadas até 5
cartas por remetente
2. Peso máximo das cartas é de até 10 gramas;
3. O envelope só será aceito se for manuscrito;
4. mensagem envelopada, não se admitindo utilização de envelope tipo "data-mailer", com janela, com timbre de pessoas jurídicas ou com inscrições promocionais impressas no envelope. E se você quiser pode até fabricar o envelope da carta que ele será aceito pelas agências do Correio;
5. É necessário mencionar “Carta Social” logo acima dos quadrados destinados para o CEP;
6. Franqueamento realizado por meio de selos ou estampa de máquina de franquear;
7. Não deve ser utilizado nenhum outro serviço adicional ou acessório na postagem;
8. Tanto quem receberá quanto quem enviará devem ser pessoas físicas;
9. Só pode ser enviado para território nacional;
10. Tratamento de objeto urgente.
Agora não tem mais desculpa para não enviar uma carta! A Carta Social é o serviço mais barato dos Correios, custa apenas 1 centavo!!! Se você quiser enviar uma cartinha para o De Ponta a Ponta com sugestões de temas, anote aí o endereço:
2. Peso máximo das cartas é de até 10 gramas;
3. O envelope só será aceito se for manuscrito;
4. mensagem envelopada, não se admitindo utilização de envelope tipo "data-mailer", com janela, com timbre de pessoas jurídicas ou com inscrições promocionais impressas no envelope. E se você quiser pode até fabricar o envelope da carta que ele será aceito pelas agências do Correio;
5. É necessário mencionar “Carta Social” logo acima dos quadrados destinados para o CEP;
6. Franqueamento realizado por meio de selos ou estampa de máquina de franquear;
7. Não deve ser utilizado nenhum outro serviço adicional ou acessório na postagem;
8. Tanto quem receberá quanto quem enviará devem ser pessoas físicas;
9. Só pode ser enviado para território nacional;
10. Tratamento de objeto urgente.
Agora não tem mais desculpa para não enviar uma carta! A Carta Social é o serviço mais barato dos Correios, custa apenas 1 centavo!!! Se você quiser enviar uma cartinha para o De Ponta a Ponta com sugestões de temas, anote aí o endereço:
A professora pede aos alunos
para escolherem uma pessoa, da família ou não, para enviar uma carta. E
importante que cada criança anote, com ajuda da família, o endereço correto do
destinatário para que a professora possa encaminhar as cartas a um correio, ou
se possível, ir com a turma a uma agência.
Cidade,
data
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Saudação
|
1º
parágrafo introdução
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2º
parágrafo
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3 parágrafo
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Despedida
|
Assinatura
|
A carta é o elemento postal
mais importante, é um meio de comunicação visual, constituída por algumas
folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao
destinatário da mensagem através do serviço dos Correios.
|
1.Cachinhos
Dourado ( relembrar); mingau curiosidade família
- Identificação da ideia principal e do que os alunos entenderam;
- Identificação dos personagens, lugar e tempo, trama;
- Auto-retrato de Cachinhos dourado (peneiras).
Recebimento da carta de Cachinhos dourado. Análise da carta (intencionalidade e estrutura).
- Identificação da ideia principal e do que os alunos entenderam;
- Identificação dos personagens, lugar e tempo, trama;
- Auto-retrato de Cachinhos dourado (peneiras).
Recebimento da carta de Cachinhos dourado. Análise da carta (intencionalidade e estrutura).
Reescrita da carta de “Cachinhos Dourado” – coletivo
2.Roda de leitura: João
e Maria – abandono doces reféns bruxa arrependimento
- Identificação da ideia principal e do que os alunos entenderam.
- Confecção da casa de “João e Maria “ com palitos de picolé e embalagem de doces. (individual)
Entrega do panfleto de propaganda de artigo para bruxa – análise do panfleto e sua estrutura
Criação de um panfleto ( lista de objetos que uma bruxa usa )
- Identificação da ideia principal e do que os alunos entenderam.
- Confecção da casa de “João e Maria “ com palitos de picolé e embalagem de doces. (individual)
Entrega do panfleto de propaganda de artigo para bruxa – análise do panfleto e sua estrutura
Criação de um panfleto ( lista de objetos que uma bruxa usa )
3.Roda de leitura: João e o pé de feijão – vaca sementes e moedas roubo
- Identificação da ideia principal e do que os alunos entenderam.
- Trabalhando as diferenças- Construção de um painel com os pés dos alunos e os pés de feijão
Entrega do cartão postal ao gigante – análise do postal ( objetivo e características).
Analisando outros postais / produção coletiva de um postal
4.Roda de leitura: Cinderela – órfão trabalho encanto fada baile sapato principe
- Identificação da ideia principal e do que os alunos entenderam.
- Identificação dos personagens, lugar e tempo, trama
- Desenho dos personagens com identificação dos nomes
Recebimento do ofício para a publicação do livro de Cinderela
Reconto da história pelos alunos: Cinderela ( coletivo)
5.Roda de leitura: Chapeuzinho Vermelho –vó mãe neta doce cesta lobo caçador
- Identificação da ideia principal e do que os alunos entenderam;
- Lacunado com trechos da história da Chapeuzinho.
O Carteiro Chegou
Fim de mês, chega
carta de amor
O meu peito dispara, o carteiro chegou
Pra matar saudade dela e acabar com essa dor
É que o bicho ta feio
Não tem telefone, não tem um e-mail
E nem endereço no computador
Eu não tenho dinheiro
Pra comprar passagem, fazer a viagem
Visita surpresa pro meu grande amor
Essa vida na roça
A gente só gosta por ter natureza
E toda a beleza de um amor sem fim
Mas quem sabe um dia
Com sorte eu acerto numa loteria
E trago esse amor pra bem perto de mim
O meu peito dispara, o carteiro chegou
Pra matar saudade dela e acabar com essa dor
É que o bicho ta feio
Não tem telefone, não tem um e-mail
E nem endereço no computador
Eu não tenho dinheiro
Pra comprar passagem, fazer a viagem
Visita surpresa pro meu grande amor
Essa vida na roça
A gente só gosta por ter natureza
E toda a beleza de um amor sem fim
Mas quem sabe um dia
Com sorte eu acerto numa loteria
E trago esse amor pra bem perto de mim
Entrega da carta ao lobo mau e votação de qual a pena que o lobo deveria
cumprir por todas as maldades cometidas;
-Escrita do endereçamento do envelope de uma carta.
Entrega do cartão de aniversário para Chapeuzinho Vermelho. Confecção do cartão de aniversário.
Confecção coletiva de uma carta e envelope.
-Escrita do endereçamento do envelope de uma carta.
Entrega do cartão de aniversário para Chapeuzinho Vermelho. Confecção do cartão de aniversário.
Confecção coletiva de uma carta e envelope.
A avaliação da
atividade proposta se dá ao constatar se a criança ampliou sua capacidade de
reconhecer as possíveis funções de uma carta, como forma de linguagem em nossa sociedade.
Além disso, deve-se avaliar a criatividade e desenvolvimento de idéias,
coerência desenvolvida na produção escrita, desde a primeira versão até a
final. Valorize este processo, busque constatar as evoluções do aluno a cada
revisão.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões, a realização das tarefas, a produção das cartas e dos bilhetes, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Elaboração dos materiais.
Organização das salas.
Mostra de Leitura.
Organização das salas.
Mostra de Leitura.
Muito bom parabéns!!!
ResponderExcluirParabéns, gostei muito das idéias, do conteúdo, vai ajudar muito no meu estágio. Obrigada
ResponderExcluirExcelente proposta.
ResponderExcluirBom dia Lu!
ResponderExcluirVocê tem esse livro "O natal do carteiro"?
Parabéns pelo projeto! Estou realizando com meus alunos!!! ♡
ResponderExcluirOtimo! Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom! Parabéns!
ResponderExcluirÓtimo Parabéns!
ResponderExcluirExcelente trabalho, muito grata pela colaboração. Vou utilizar com minha turminha.
ResponderExcluirBoa noite professora!amei seu projeto,sou carteiro e professor, tem tudo a ver comigo, estou querendo montar um projeto social, e queria de seu contato, se puder lógico.
ResponderExcluirAmei o projeto. Vai nos ajudar bastante e enriquecerá nossas aulas no momento de estudarmos o gênero textual Cartas.
ResponderExcluirOlá, muito bom seu projeto! parabéns professora!!!
ResponderExcluirAmei,boa sugestões!
ResponderExcluirProjeto maravilhoso, parabéns pelo lindo trabalho
ResponderExcluirMuito lindo êsse projeto,eu sempre gostei de escrever cartas,ecdevuns anos para cá nunca mais escrevi uma carta,e nela eu colocava todos meus sentimentos..E escrevendi melhoramosnossa mente,e a caligrafia e á linguagem correta também 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
ResponderExcluirEstava em dúvida de como trabalhar esse livro, você clareou minha mente, obrigada.
ResponderExcluirParabéns ficou completo e com uma interpretação excelente.
ResponderExcluir