7.9.09

O CICLO DE VIDA DA JOANINHA













Joaninha
As joaninhas são um tipo do besouro . Medem geralmente de 1 milímetro a 10 milímetros dependendo da espécie, e têm corpos ovais. A joaninha fêmea é geralmente maior do que o macho. A maioria deles têm (tampas da asa) vermelho, alaranjado, ou amarelo e pontos pretos. Alguns são pretos com pontos vermelhos e algumas joaninhas não têm nenhum ponto ! O número dos pontos ajuda identificar o tipo do joaninha. O elytra é uma tampa dura da asa que protege as asas frágeis do joaninha. As asas da joaninha são tão finas que você pode ver através delas. Ajuda esconder e proteger a cabeça. Como todos os insetos, a joaninha tem seis pés articulados. Há uns órgãos especiais em seus pés para ajudar-lhes a cheirar. A joaninha usa suas antenas para tocar, cheirar e provar.

O ciclo de vida da joaninha realiza-se entre quatro a seis semanas. Na maioria os adultos colocam até três á cem ovos em uma colônia. Os ovos chocam em dois a cinco dias. As larvas recentemente chocadas alimentam por até três semanas, e então incorporam o estágio das crisálidas. A joaninha adulta emerge aproximadamente uma semana mais tarde. Entretanto, geralmente não têm seus pontos por suas primeiras 24 horas de vida. Assim, se você encontrar uma sem seus pontos, você pode ter encontrado um adulto recém nascido. Pode haver seis gerações de joaninhas chocados em um ano.

2 comentários:

Adoro ler seu comentário! Beijos!

Eu sou Lúcia Martinelli

Minha foto

Eu sou Lúcia Martinelli, nasci em 28.06. Sou filha de Cândido Martinelli e Maria Grando, estudei em Passo Fundo RS, nas escolas Alfredo Pujol, Notre Dame, Joaquim Fagundes dos Reis e Cursei o 2º grau no Colégio Bom Conselho e o ensino superior na Universidade de Passo Fundo e fiz Pós –Graduação em Alfabetização Construtivista na UPF com o GEEMPA e conclui 1989. Hoje moro em Balneário Camboriú e estou fazendo todas as leituras que gostaria de ter feito e não tinha tempo para faze-las. Estou amando!

 

Trabalhei na Faculdade de Odontologia da UPF e fui secretária e auxiliar odontológico.

Exerci a função do magistério na rede particular de ensino, no Colégio Notre Dame por onde me aposentei e na rede municipal nas escolas Vidal Colussi, Fundação Educacional do Menor, UPF em Assessoramento Construtivista, Notre Dame Municipal e Antonino Xavier, onde me aposentei. Aleluia!!!

Trabalhei em turmas pela ordem dos acontecimentos: multiseriada (de pré a 4ª série) todos na mesma sala, Jardim, Pré, 1ª série, 2ª série, 2º ano, 3ª série, 4ª série, 5ª série e 1º ano do 2º grau.

Sou professora por opção porque adoro o ato de ensinar e aprender, o convivio com as crianças sentir a mundança e o crescimento acontecendo no dia a dia, ser o elo mediador entre aluno e conhecimento desafiando e apoiando para que o processo de aprendizagem aconteça o mais rápido possível. A experiência da alfabetização é algo indiscritível, só experimentando para saber a delicia da magia que é “o ver acontecer”.

 

A educação é um processo contínuo que toma o homem sobre sua responsabilidade desde a infância até a morte.

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI
ATIVIDADES E PROJETOS