ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
2011
Professores
Cooredenadora
diretorA
JUSTIFICATIVA:
Este trabalho vem mostrar que o objetivo de
educar se baseia em valores significa levar o aluno a refletir sobre sua
própria conduta e a dos outros. Valores estes que precisam ser estimulados tais
como: diálogo, justiça, respeito mútuo, amizade, solidariedade, tolerância: que
os fará agir em prol do outro e em prol do bem comum. Neste trabalho busca-se
desenvolver competênci a nas crianças, mostrando-lhes como é possível serem verdadeiros
amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar com as
adversidades de sentimentos. Por tanto se faz necessário que a escola e a
família busquem e promovam um ambiente de aprendizagem constante para o
educando, visando suas necessidades e seu total desenvolvimento.
PÚBLICO
ALVO: 2º ano
DURAÇÃO: 15 dias
OBJETIVO
GERAL:
O projeto “A Zebrinha Preocupada” tem como
objetivo enriquecer a leitura/escrita durante o processo de alfabetização, bem
como, melhorar a socialização valorizando as diferenças físicas e pessoais,
estimulando o crescimento do aluno, regatando valores e o fortalecimento da
auto-estima e a inclusão.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Perceber que existem várias difernças: de
cor, físicas, sociais e que devemos respeitá-las;
Desenvolver a capacidade de intervir,
posicionar, julgar e modificar a história;
Estabelecer relações entre a realidade e a
fantasia;
Produzir palavras, frases e textos
coletivos;
Desenvolver atividades em todas as
disciplinas que se relacionam com a história do livro “A Zebrinha Preocupada”;
Procurar informações e imagens;
Experimentar os vários usos da escrita;
Identificar características específicas de
animais (girafa e zebra);
Identificar características de habitats da
girafa e zebra em mapas;
Produzir, com vários materiais, produções
artísticas baseadas na história trabalhada;
Imitar os movimentos corpoarais dos
personagens;
Construir regras de convivência, fazendo-os
pensar sobre o respeito que você tem sobre os outros e por si;
Identificar os números e quantidades;
Saber utilizar os números para resolução de
problemas;
Reconhecer o uso dos números no contexto
diário;
Construir as noções matemáticas, espaciais,
de agrupamento e tamanho;
Identificação de algumas propriedades das
formas geométricas;
Representação de formas geométricas;
Saber usar sinais = < >;
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
ATELIÊ DAS LETRAS
Leitura
com exploração das imagens da história do livro;
Conto,
interpretação e reconto da história do livro;
Leitura
do livro no datashow;
Nomes
e palavras relacionadas à história do livro;
Apresentação
de imagens no computador sobre a Zebra e a Girafa;
Atividades
com as famílias silábicas do titulo do livro;
Pintura
das vogais do texto de verde;
Pinturas
das palavras ZEBRA e GIRAFA;
Confecção
de mural de palavras sobre diferentes sentimentos;
Construção
de regras sociais;
Reconhecimento
dos personagens da história do livro;
Localização
geográfica e identificação de habitats de animais;
Tirar
as impressões digitais numa folha para mostrar sua individualidade;
Depoimento
dos alunos sobre o projeto.
ATELIÊ DOS NÚMEROS
Quantidade
de animais de cada espécie;
Números
e quantidades;
Noções
matemáticas: espaciais, de agrupamento, de alto e baixo;
Jogo
dos 7 erros;
Uso
dos sinais de = < >;
Noções
matemáticas, espaciais, de agrupamento e tamanho;
Identificação
de algumas propriedades das formas geométricas;
Representação
de formas geométricas;
ATELIÊ DE ARTE E DO BRINQUEDO
Atividades
usando A Língua Brasileira de Sinais (Libras);
Formas
de animais, objetos e paisagens através de produção artística;
Trabalho
com sons e músicas de animais;
Expressão
corporal (imitação de animais);
Dramatização
da história;
Brincadeiras
e dinâmicas referentes à auto-estima;
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados em todo o
processo ensino-aprendizagem, no desenvolvimento das atividades, pela
capacidade de resolução de problemas e identificação do tema através das
atividades propostas.
Sistematização
metacognitiva e metalinguística DOs ateliês:
ALELIÊ DAS LETRAS:
Tema da aula:
Diversidade
Gêneros Textuais:
Fábula A Zebrinha Preocupada
Texto informativo:
Curiosidade
PREPARAÇÃO DA TURMA: fazer questionamentos e comentários como:
• Olhe para os colegas, somos iguais ou cada um tem um jeito de ser?
• Quais são as nossas semelhanças?
• Em que somos diferentes?
• Eu devo procurar ser ou fazer o que os outros fazem? Por quê?
Somente reconhecer que cada um diferente não é suficiente para vivermos em harmonia.
• Olhe para os colegas, somos iguais ou cada um tem um jeito de ser?
• Quais são as nossas semelhanças?
• Em que somos diferentes?
• Eu devo procurar ser ou fazer o que os outros fazem? Por quê?
Somente reconhecer que cada um diferente não é suficiente para vivermos em harmonia.
É preciso respeitar essa diversidade e aceitá-la
Observando isso, vamos ouvir uma história bem interessante sobre uma zebrinha que era muito preocupada.
• Qual seria o motivo se sua preocupação? Será que a zebrinha aceitou ser diferente Vamos descobrir?
Inicia-se a leitura do texto dando ênfase as falas, expressões e comportamento de cada personagem da história.
Observando isso, vamos ouvir uma história bem interessante sobre uma zebrinha que era muito preocupada.
• Qual seria o motivo se sua preocupação? Será que a zebrinha aceitou ser diferente Vamos descobrir?
Inicia-se a leitura do texto dando ênfase as falas, expressões e comportamento de cada personagem da história.
1.Leitura do livro
a.APRESENTAÇÃO DO LIVRO DIGITALIZADO
NO DATASHOW;
A Zebrinha Preocupada (TEXTO PARA
OS ALUNOS)
Era uma vez
uma Zebrinha listrada que vivia muito preocupada em uma savana.
Como todas as outras zebras que viviam por lá, esta Zebrinha também tinha listras pretas e listras brancas que pareciam um belo pijama.
Se não fosse por um pequeno detalhe, a Zebrinha não teria nem um problema: suas listras eram deitadas.
A Zebrinha ficava muito chateada.
Por onde passava todo mundo comentava:
- Lá vai ela, a Zebra de listras deitadas!
A Zebrinha ficava tão triste que chorava.
Até que um dia a Zebrinha, no meio de um passeio conheceu uma Girafa muito estranha.
Como todas as outras girafas que viviam por lá, esta também era amarela com pintas marrons.
Se não fosse um pequeno detalhe, a Girafa não seria estranha: suas pintas eram quadradas.
Conversa vai, conversa vem, e a Zebrinha disse para a amiga nova o que a incomodava:
- São todas estas listras deitadas!!!
- Tremenda besteira! Tremenda bobagem! – respondeu a Girafa. – Eu gosto muito de ser quadriculada!
- Ora bolas! Quer saber de uma coisa? Cansei de andar estressada. É isso mesmo, grande amiga Girafa! Em pé ou deitada, a posição da listra não é o que realmente interessa!
- Então, Zebrinha, vamos acabar logo com esta história e vamos brincar depressa! E assim a Zebrinha nunca mais viveU preocupada!
Como todas as outras zebras que viviam por lá, esta Zebrinha também tinha listras pretas e listras brancas que pareciam um belo pijama.
Se não fosse por um pequeno detalhe, a Zebrinha não teria nem um problema: suas listras eram deitadas.
A Zebrinha ficava muito chateada.
Por onde passava todo mundo comentava:
- Lá vai ela, a Zebra de listras deitadas!
A Zebrinha ficava tão triste que chorava.
Até que um dia a Zebrinha, no meio de um passeio conheceu uma Girafa muito estranha.
Como todas as outras girafas que viviam por lá, esta também era amarela com pintas marrons.
Se não fosse um pequeno detalhe, a Girafa não seria estranha: suas pintas eram quadradas.
Conversa vai, conversa vem, e a Zebrinha disse para a amiga nova o que a incomodava:
- São todas estas listras deitadas!!!
- Tremenda besteira! Tremenda bobagem! – respondeu a Girafa. – Eu gosto muito de ser quadriculada!
- Ora bolas! Quer saber de uma coisa? Cansei de andar estressada. É isso mesmo, grande amiga Girafa! Em pé ou deitada, a posição da listra não é o que realmente interessa!
- Então, Zebrinha, vamos acabar logo com esta história e vamos brincar depressa! E assim a Zebrinha nunca mais viveU preocupada!
Era uma vez
uma Zebrinha listrada que vivia muito preocupada em uma savana.
Como todas as outras zebras que viviam por lá, esta Zebrinha também tinha listras pretas e listras brancas que pareciam um belo pijama.
Se não fosse por um pequeno detalhe, a Zebrinha não teria nem um problema: suas listras eram deitadas.
A Zebrinha ficava muito chateada.
Por onde passava todo mundo comentava:
- Lá vai ela, a Zebra de listras deitadas!
A Zebrinha ficava tão triste que chorava.
Até que um dia a Zebrinha, no meio de um passeio conheceu uma Girafa muito estranha.
Como todas as outras girafas que viviam por lá, esta também era amarela com pintas marrons.
Se não fosse um pequeno detalhe, a Girafa não seria estranha: suas pintas eram quadradas.
Conversa vai, conversa vem, e a Zebrinha disse para a amiga nova o que a incomodava:
- São todas estas listras deitadas!!!
- Tremenda besteira! Tremenda bobagem! – respondeu a Girafa. – Eu gosto muito de ser quadriculada!
- Ora bolas! Quer saber de uma coisa? Cansei de andar estressada. É isso mesmo, grande amiga Girafa! Em pé ou deitada, a posição da listra não é o que realmente interessa!
- Então, Zebrinha, vamos acabar logo com esta história e vamos brincar depressa! E assim a Zebrinha nunca mais viveU preocupada!
Como todas as outras zebras que viviam por lá, esta Zebrinha também tinha listras pretas e listras brancas que pareciam um belo pijama.
Se não fosse por um pequeno detalhe, a Zebrinha não teria nem um problema: suas listras eram deitadas.
A Zebrinha ficava muito chateada.
Por onde passava todo mundo comentava:
- Lá vai ela, a Zebra de listras deitadas!
A Zebrinha ficava tão triste que chorava.
Até que um dia a Zebrinha, no meio de um passeio conheceu uma Girafa muito estranha.
Como todas as outras girafas que viviam por lá, esta também era amarela com pintas marrons.
Se não fosse um pequeno detalhe, a Girafa não seria estranha: suas pintas eram quadradas.
Conversa vai, conversa vem, e a Zebrinha disse para a amiga nova o que a incomodava:
- São todas estas listras deitadas!!!
- Tremenda besteira! Tremenda bobagem! – respondeu a Girafa. – Eu gosto muito de ser quadriculada!
- Ora bolas! Quer saber de uma coisa? Cansei de andar estressada. É isso mesmo, grande amiga Girafa! Em pé ou deitada, a posição da listra não é o que realmente interessa!
- Então, Zebrinha, vamos acabar logo com esta história e vamos brincar depressa! E assim a Zebrinha nunca mais viveU preocupada!
2.EXPLORAÇÃO DO TEXTO E LEITURA:
a. Pinte no texto
todas as letras vogais de verde:
b.Pinte de amarelo
as palavras ZEBRA e GIRAFA toda vez que aparece no texto:
c.Quantas vezes
aparece a palavra zebra no texto? .......
d.Quantas vezes
aparece a palavra girafa no texto? .......
e.Circule duas
palavras que iniciem com a letra do seu nome:
O KEVIN LEU O LIVRO TODINHO
3. Oralidade:
Após
a leitura do texto a compreensão oral através de questionamentos tais como:
• Onde vivia a zebrinha listrada?
• A zebrinha vivia preocupada? Com o quê?
• Como eram suas listrinhas?
• Eram iguais às outras zebras?
• E nós, somos todos iguais? Em que somos diferentes?
• Como a zebrinha ficava quando os outros falavam dela?
• Você acha certo sair falando da aparência das pessoas? Por quê?
• Como a zebrinha conheceu a girafa?
• Onde as duas viviam?
• Em que a girafa se parecia com as outras girafas? E que elas se diferenciavam?
• A girafa e a zebrinha conversaram bastante. A que conclusão elas chegaram?
• A história teve um final legal? Por quê?
• Na história os personagens principais, embora sendo animais, realizam uma ação própria do ser humano. Que ação é essa?
• No final da história, é apresentado um ensinamento, uma lição que também pode ser chamada de moral. Que ensinamento é esse?
• Podemos dizer que a história da zebrinha é uma fábula? Por quê?
• As outras zebrinhas mesmo tendo suas listras no mesmo sentido, elas eram iguais umas das outras? Justifique.
• De que forma a girafa conseguiu ajudar a zebrinha?
• Em sua opinião, somente a aparência faz com que um ser seja diferente do outro?
• Se você fosse a zebrinha, como agiria se seus amigos ficassem rindo de você?
• Você já se sentiu diferente dos outros em algum momento? Explique.
• Onde vivia a zebrinha listrada?
• A zebrinha vivia preocupada? Com o quê?
• Como eram suas listrinhas?
• Eram iguais às outras zebras?
• E nós, somos todos iguais? Em que somos diferentes?
• Como a zebrinha ficava quando os outros falavam dela?
• Você acha certo sair falando da aparência das pessoas? Por quê?
• Como a zebrinha conheceu a girafa?
• Onde as duas viviam?
• Em que a girafa se parecia com as outras girafas? E que elas se diferenciavam?
• A girafa e a zebrinha conversaram bastante. A que conclusão elas chegaram?
• A história teve um final legal? Por quê?
• Na história os personagens principais, embora sendo animais, realizam uma ação própria do ser humano. Que ação é essa?
• No final da história, é apresentado um ensinamento, uma lição que também pode ser chamada de moral. Que ensinamento é esse?
• Podemos dizer que a história da zebrinha é uma fábula? Por quê?
• As outras zebrinhas mesmo tendo suas listras no mesmo sentido, elas eram iguais umas das outras? Justifique.
• De que forma a girafa conseguiu ajudar a zebrinha?
• Em sua opinião, somente a aparência faz com que um ser seja diferente do outro?
• Se você fosse a zebrinha, como agiria se seus amigos ficassem rindo de você?
• Você já se sentiu diferente dos outros em algum momento? Explique.
5.Observe no mapa
mundi:
6.Observe o
Continente Africano e pinte o país originário da zebra e da girafa no mapa
mundi:
Assistindo e lendo no datashow o livro A
Zebrinha Preocupada
Após a leitura no
datashow, fiz uma técnica “para que vou dar” era uma girafa de EVA com um
pirulito. Um aluno pegou um e escolheu um colega para dar, quem recebeu deu um
abraço, retirou outro pirulito e deu a outro colega. Assim sucessivamente...
O que me chamou
atenção nesta técnica, foi reações bem diferentes entre as turmas.
O
primeiro grupo que trabalhei foi a turma B. Expliquei como era o procedimento e
foi iniciado a distribuição. Surpresa ... os que se abraçaram foi com uma certa
distância, outros não abraçaram, apenas deram as mãos, as meninas entregaram
para as meninas e os meninos para os meninos. Só no final que um menino teve
que entregar para uma menina. No final todos vieram me abraçar beijar e
agradecer.
O
segundo grupo, a turma A, não tiveram problemas em abraçar, formam bem
afetuosos entre si, meninas abraçaram meninos e vice versa com a maior
naturalidade foi lindo! No final, não correram para mim, como fez o 1º grupo
foram chupar o pirulito.
Na
cesta enfeitada com girafas nas alças e uma zebrinha dentro, junto com os
pirulitos. Ai ficou combinado que um por vez, todos levarão a zebra para casa
para apresentar a sua família.
Eu
vi que o Antonio estava querendo demais levar a zebra para casa e o escolhi
para ser o primeiro a lavar. Aí um colega falou:
-Prô
ele não tem família!
Então
expliquei que ele iria apresentar para a zebrinha os amigos com quem ele divide
a casa.
Na
segunda-feira, outro levará... assim sucessivamente até o último aluno das duas
turmas. No final, farei um sorteio entre as duas turmas.
OBS.
O Antonio não trouxe a zebrinha de volta, ficou de trazer amanhã.
7.Confecção da família
silábica do título e montar também em letras de EVA:
A
|
|
ZE
|
BRI
|
NHA
|
|
PRE
|
O
|
CU
|
PA
|
DA
|
E
|
|
ZA
|
BRA
|
NHE
|
|
PRA
|
|
CA
|
PE
|
DE
|
I
|
|
ZI
|
BRE
|
NHI
|
|
PRI
|
|
CO
|
PI
|
DI
|
O
|
|
ZO
|
BRO
|
NHO
|
|
PRO
|
|
QUE
|
PO
|
DO
|
U
|
|
ZU
|
BRU
|
NHU
|
|
PRU
|
|
QUI
|
PU
|
DU
|
ÃO
|
|
ZÃO
|
BÃO
|
NHÃO
|
|
PRÃO
|
|
CÃO
|
PÃO
|
DÃO
|
8.Desenhe objetos
iniciados com as vogais:
A
|
E
|
I
|
O
|
U
|
|
|
|
|
|
9.Contorne de azul
as sílabas:
ZA-ZE-ZI-ZO-ZU-ZAO
10.Pense e diga
palavras que contenham estas sílabas:
Bra
.......................................
Bre
......................................
Bri
.......................................
Bro
......................................
Bru
......................................
11.Pinte nas
palavras as sílabas bra, bre, bri, bro,bru,brão:
BRASIL
|
BREGA
|
BRIGA
|
BROTO
|
BRUÇO
|
ABRÃO
|
12.COMPLETE OS
DESENHOS COM AFAMÍLIA SÍLABICA DO C:
......SA
|
|
|
.......IJO
|
ES........LO
|
|
13.RECORTE E COLE
PALAVAS COM DA, DE, DI, DO, DU, DÃO
|
|
|
|
|
|
14.APRESENTAÇÃO
DE IMAGENS SOBRE A ZEBRA E A GIRAFA NO COMPUTADOR:
Procurando palavras com a família silábica
da letra D:
Recortando
Colando
15.TEXTO
INFORMATIVO sobre a zebra:
16.INFORMAÇÕES
IMPORTANTES:
·
A
zebra é um mamífero originário (nativo) do continente africano (região sul e
central);
·
São
animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de plantas;
·
Possuem
um comportamento pacato, porém, podem atacar quando estão em situação de risco;
·
Vivem
em manadas (famílias) compostas por machos, fêmeas e filhotes;
·
São
velozes, podendo atingir até 50 quilômetros por hora de velocidade;
·
Quando
vão ficando velhas, as listras das zebras vão sumindo;
·
Fazem
parte da mesma família dos cavalos, burros e asnos;
·
Uma
zebra adulta pode pesar até 200 quilos;
·
A
gestação da fêmea dura por volta de 360 dias. Em cada gestação, nasce apenas um
filhote (os partos múltiplos são raros);
·
Uma
zebra saudável pode viver, em média, de 25 a 30 anos.
·
A
zebra é um animal mamífero equídeo natural da África central e do sul. Seu pelo
consiste num conjunto de listras brancas e pretas que a ajudam a fugir de seu
predador.
·
À
noite, suas listras se confundem com a vegetação ajudando a escapar dos leões.
·
A
zebra é um animal tranquilo, normalmente só ataca se for necessário
defender-se. Vivem entre famílias: macho, fêmea e filhotes.
·
Sua
pelagem é preta e branca, no sentido vertical. As cores vão escurecendo
conforme vão ficando mais velhas e apesar de parecerem, uma nunca é igual a
outra, é como se fosse nossa digital.
·
As
zebras são um dos principais "pratos do cardápio" dos leões e esse é
um dos motivos pelo qual sua coloração é preta e branca, pois o leão só
consegue ver essas cores e dessa forma ela mistura-se a vegetação das savanas,
sendo aos nossos olhos um destaque, porém para os leões, seus maiores
caçadores, não.
1.NOME COMUM: ZEBRA
2.Comprimento: de 2 a 2,3 metros (animal adulto)
3.Altura: de 1,4 a 1,6 metros
4.Cor: listrada em marrom escuro e branco
5.Habitat: savanas africanas.
6.PESO: 200 kg
3.Altura: de 1,4 a 1,6 metros
4.Cor: listrada em marrom escuro e branco
5.Habitat: savanas africanas.
6.PESO: 200 kg
7.VIDA MÉDIA: 20 a 30 ano
8.GESTAÇÃO DE 1 ANO: 1 FILHOTE
9.PREDADOR: LEÕES
10.CURIOSIDADE: AS LISTAS VÃO SUMINDO COM A IDADE.
11.VELOCIDADE: 50 KM.
12.ALIMENTO: PLANTAS
17.ENCONTRE NO
EMARANHADO O PERSONAGEM DA HISTÓRIA QUE VIVIA PREOCUPADA COM SUAS LISTAS
HORIZONTAIS:
18.Complete a
ficha da zebra:
1.NOME:
|
|
2.Comprimento:
|
|
3.Altura:
|
|
4.Cor:
|
|
5.Habitat:
|
|
6.PESO:
|
|
7.VIDA MÉDIA:
|
|
8.TEMPO DE GESTAÇÃO
|
|
9.PREDADOR:
|
|
10.VELOCIDADE:
|
|
11.ALIMENTO:
|
|
CONHECENDO A GIRAFA
A girafa é um animal caracterizado pelo seu enorme pescoço. Parece
mentira, mas toda girafa tem o mesmo número de vértebras que o pescoço de um
rato! A única diferença é que eles são alongados e bem maiores. Para se ter uma
ideia comparativa, o pescoço dos pássaros tem 14 vértebras, o dobro do pescoço
da girafa! O pescoço comprido e as enormes pernas conferem à girafa um
movimento e uma elegância excepcionais, que a torna única.
——————————————————————————
É, atualmente, o animal mais alto do mundo chegando
a medir 5,80m do chão ao topo de suas pretuberâncias, isto é, até a ponta dos
cornos. Entretanto, a altura da girafa adulta pode variar bastante, em média de
4,0 até quase 6,0 metros. O macho é maior que a fêmea.
———————————————————————————–
Em consonância com o seu tamanho, as girafas têm um
enorme coração que pode pesar até 11 quilogramas, com 60 centímetros de
comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes. É o maior do mundo! É 43
vezes maior do que o coração do homem e precisa bater muito forte.
——————————————————————————
Uma das muitas coisas estranhas da girafa é que lhe
falta a voz… Pois mesmo apresentando órgãos fonadores perfeitos, a girafa
raramente emite sons. Foi sempre tão raro ouvir a voz da girafa que se supunha
que ela fosse muda. Mas já se sabe que, mesmo silenciosas, elas podem produzir
uma variedade de grunhidos, emitindo alguns sons breves, semelhantes a gemidos
ou discretos gritos de chamada. Elas não possuem cordas, mas pregas vocais,
como todos os animais. O som de uma girafa é grave e abafado…
——————————————————————————
Apesar do aspecto longilíneo, é, com o elefante e o
rinoceronte negro, um dos mamíferos mais pesados do mundo. Pesa aproximadamente
de 800 a 1.400 quilogramas. Um exemplar macho pode pesar mais de 1.000 kg. O intestino
da girafa é espantosamente comprido: quase 80 metros! Com o decorrer dos anos
as pintas da pele vão desbotando.
Definição da palavra girafa em português
Plural da palavra girafa – girafas
Classe gramatical – substantivo feminino
Separação das sílabas da palavra girafa – gi ra fa
A palavra girafa possui 6 letras
Composta de duas vogais – a i
e três consoantes – f g r
Girafa escrita ao contrário – afarig
Na numerologia girafa é o número 6
Anagrama da palavra girafa – grafia
Citação: “a girafa, calada, lá de cima vê tudo e não diz nada”,
Millôr Fernandes
Plural da palavra girafa – girafas
Classe gramatical – substantivo feminino
Separação das sílabas da palavra girafa – gi ra fa
A palavra girafa possui 6 letras
Composta de duas vogais – a i
e três consoantes – f g r
Girafa escrita ao contrário – afarig
Na numerologia girafa é o número 6
Anagrama da palavra girafa – grafia
Citação: “a girafa, calada, lá de cima vê tudo e não diz nada”,
Millôr Fernandes
20.Ilustre a
frase e diga de quem é, e faça quadradinhos na girafa e listas horizontais na
zebra:
- Ora bolas! Quer saber de
uma coisa? Cansei de andar estressada. É isso mesmo, grande amiga Girafa! Em
pé ou deitada, a posição da listra não é o que realmente interessa!
|
|
21.HISTÓRIA: Por que é que a girafa tem
o pescoço comprido?
Há muito, muito tempo, a girafa era um animal igual
aos outros, com um pescoço de tamanho normal. Houve então uma terrível seca. Os
animais comeram toda a erva que havia, até mesmo as ervas secas e duras, e
andavam quilómetros para ter água para beber.
Um dia, a Girafa encontrou o seu amigo Rinoceronte. Estava muito calor e ambos percorriam lentamente o caminho que levava ao bebedouro mais próximo e lamentavam-se.
- Ah, meu amigo - disse a Girafa, - vê só... Tantos animais a escavar o chão à procura de comida... Está tudo seco, mas as acácias mantêm-se verdes.
- Hum, hum - disse o Rinoceronte (que não era - e ainda não é - muito falador).
- Seria tão bom - disse a Girafa - poder chegar aos
ramos mais altos, às folhas tenras. Há muita comida mas não conseguimos lá
chegar porque não conseguimos subir às árvores.
O Rinoceronte olhou para cima e concordou, abanando a cabeça:
- Talvez devêssemos ir falar como o Feiticeiro. Ele é sábio e poderoso.
- Que bela ideia! - disse a Girafa. - Sabes onde fica a casa do Feiticeiro?
O Rinoceronte acenou afirmativamente e os dois amigos dirigiram-se para a casa do Feiticeiro após matarem a sede.
Depois de uma caminhada longa e cansativa, os dois
chegaram a casa do Feiticeiro e explicaram-lhe ao que vinham.
Depois de os ouvir, o Feiticeiro deu uma gargalhada e disse:
- Isso é muito fácil. Voltem amanhã ao meio-dia e eu dar-vos-ei uma erva mágica. Ela fará com que os vossos pescoços e as vossas pernas cresçam. Assim, poderão comer as folhas tenras das acácias.
No dia seguinte, só a Girafa chegou à cabana na hora marcada. O Rinoceronte, que não era lá muito esperto, encontrou um tufo de erva ainda verde e ficou tão contente que se esqueceu do compromisso.
Cansado de esperar pelo Rinoceronte, o Feiticeiro
deu a erva mágica à Girafa e desapareceu. A Girafa comeu sozinha uma dose
preparada para dois. Sentiu imediatamente uma sensação estranha nas suas pernas
e pescoço e viu que o chão estava a afastar-se rapidamente. “Que engraçado!”
pensou a Girafa, fechando os olhos pois começava a sentir-se tonta.
Passado algum tempo abriu lentamente os olhos. Como
o mundo tinha mudado! As nuvens estavam mais perto e ela conseguia ver longe,
muito longe. A Girafa olhou para as suas longas pernas, moveu o seu pescoço
longo e gracioso e sorriu. À sua frente estava uma acácia bem verdinha... A
Girafa deu dois passos e comeu as suas primeiras folhas.
Após terminar a sua refeição, o Rinoceronte lembrou-se do compromisso e correu o mais depressa que pôde para a casa do Feiticeiro. Tarde demais! Quando lá chegou já a Girafa comia, regalada, as folhas da acácia.
Quando o feiticeiro lhe disse que já não havia mais
ervas mágicas, o Rinoceronte ficou furioso, pois pensou que tinha sido enganado
e não que fora o seu enorme atraso que o tinha prejudicado. Tão furioso ficou
que perseguiu o Feiticeiro pela savana fora.
Diz-se que foi a partir desse dia que o Rinoceronte, zangado com as pessoas, as persegue sempre que vê uma perto de si.
Um dia, a Girafa encontrou o seu amigo Rinoceronte. Estava muito calor e ambos percorriam lentamente o caminho que levava ao bebedouro mais próximo e lamentavam-se.
- Ah, meu amigo - disse a Girafa, - vê só... Tantos animais a escavar o chão à procura de comida... Está tudo seco, mas as acácias mantêm-se verdes.
- Hum, hum - disse o Rinoceronte (que não era - e ainda não é - muito falador).
O Rinoceronte olhou para cima e concordou, abanando a cabeça:
- Talvez devêssemos ir falar como o Feiticeiro. Ele é sábio e poderoso.
- Que bela ideia! - disse a Girafa. - Sabes onde fica a casa do Feiticeiro?
O Rinoceronte acenou afirmativamente e os dois amigos dirigiram-se para a casa do Feiticeiro após matarem a sede.
Depois de os ouvir, o Feiticeiro deu uma gargalhada e disse:
- Isso é muito fácil. Voltem amanhã ao meio-dia e eu dar-vos-ei uma erva mágica. Ela fará com que os vossos pescoços e as vossas pernas cresçam. Assim, poderão comer as folhas tenras das acácias.
No dia seguinte, só a Girafa chegou à cabana na hora marcada. O Rinoceronte, que não era lá muito esperto, encontrou um tufo de erva ainda verde e ficou tão contente que se esqueceu do compromisso.
Após terminar a sua refeição, o Rinoceronte lembrou-se do compromisso e correu o mais depressa que pôde para a casa do Feiticeiro. Tarde demais! Quando lá chegou já a Girafa comia, regalada, as folhas da acácia.
Diz-se que foi a partir desse dia que o Rinoceronte, zangado com as pessoas, as persegue sempre que vê uma perto de si.
22.ENCONTRE
A PERSONAGEM QUE ERA FELIZ DO JEITO QUE ERA e
pinte-A DA MESMA COR DO LIVRO:
23.Complete a
ficha da girafa feliz:
1.NOME:
|
|
2.Comprimento:
|
|
3.Altura:
|
|
4.Cor:
|
|
5.Habitat:
|
|
6.PESO:
|
|
7.VIDA MÉDIA:
|
|
8.TEMPO DE GESTAÇÃO
|
|
9.PREDADOR:
|
|
10.VELOCIDADE:
|
|
11.ALIMENTO:
|
|
24.COPIE
E ESCREVA PALAVRAS DO TEXTO COM O NÚMERO DE LETRAS INDICADO NA GIRAFA:
25.Faça as suas impressões
digitais na folha, MOSTRE QUE
VOCÊ TAMBÉM É ÚNICO:
Colar junto com a frase:
“Aprender a tirar lições das histórias é
pré-requisito para se tornar um sábio. “
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Igor
|
Luiz
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4.Confecção de
mural de palavras sobre diferentes sentimentos bons e maus.
Os bons escrevem
no coração (dobradura de girafas), os maus, escreve fora:
|
PATAS
PERDIDAS
1.
COM SEU DEDO,
PERCORRA O CAMINHO
DE CADA ANIMAL
ATÉ SUAS PATAS.
2.
ESCOLHA QUATRO LÁPIS
DE COR DIFERENTES.
3.
TRACE O CAMINHO
DO ANIMAL ATÉ
AS PATAS COM
OS LÁPIS DE
COR, SENDO QUE
CADA CAMINHO DEVE
TER UMA COR
DIFERENTE.
4.
ESCREVA O NOME
DE CADA ANIMAL
NO RETÂNGULO CORRETO.
5.
PINTE O DESENHO.
27.Construção coletiva
de regras sociais para o ano de 2011:
JACARÉ -
GIRAFA - ZEBRA
- LEÃO
|
MEUS DIREITOS
|
MEUS DEVERES
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
27.Leitura da poesia: DIVERSIDADE Autora: Tatiana Belinky
Um é feioso,
Outro é bonito
Um é certinho
Outro, esquisito
Um é magrelo
Outro é e gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
Um é tranqüilo
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro dengoso
Um é ligeiro
outro é mais lento
Um é branquelo
Outro sardento
Um é preguiçoso
Outro ,animado
Um é falante
Outro é calado
Um é molenga
Outro forçudo
Um é gaiato
Outro é sisudo
Um é moroso
Outro esperto
Um é fechado
Outro é aberto
Um carrancudo
Outro ,tristonho
Um divertido
Outro, enfadonho
Um é enfezado
Outro é pacato
Um é briguento
Outro é cordato
Outro é bonito
Um é certinho
Outro, esquisito
Um é magrelo
Outro é e gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
Um é tranqüilo
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro dengoso
Um é ligeiro
outro é mais lento
Um é branquelo
Outro sardento
Um é preguiçoso
Outro ,animado
Um é falante
Outro é calado
Um é molenga
Outro forçudo
Um é gaiato
Outro é sisudo
Um é moroso
Outro esperto
Um é fechado
Outro é aberto
Um carrancudo
Outro ,tristonho
Um divertido
Outro, enfadonho
Um é enfezado
Outro é pacato
Um é briguento
Outro é cordato
De pele
clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Um é menino
Outro é menina
(Pode ser grande
ou pequenina)
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Um é menino
Outro é menina
(Pode ser grande
ou pequenina)
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é
humano,
Bem diferente
Assim, assado
todos são gente
Cada um na sua
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal
Vamos, venhamos
Isto é um fato:
Tudo igualzinho
Ai ,como é chato
Bem diferente
Assim, assado
todos são gente
Cada um na sua
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal
Vamos, venhamos
Isto é um fato:
Tudo igualzinho
Ai ,como é chato
28.DIVIDIR A TURMA EM DOIS GRUPOS. O GRUPO DA ZEBRA E O GRUPO DA GIRAFA E NUMERAR DE 1 A 11 E CHAMAR AS DUPLAS PELO NÚMERO PARA IR AO QUADRO E A PROFESSORA DITA PALAVRAS DIFERENTES PARA SEREM ESCRITAS. QUEM ACERTAR FAZ PONTO PARA O GRUPO.
|
|
SERÁ VENCEDORA A EQUIPE QUE FIZER MAIS PONTOS:
Sistematização
metacognitiva e metalinguística DO ALELIÊ DOS
NÚMEROS:
(apenas
sugestão...)
DIFERENÇAS E
SEMELHANÇAS
Sou diferente
de:
1) Meu/minha
irmão/irmã ... porque...
2) Meu/minha
colega ... porque...
3) Meu pai ...
porque...
4) Minha mãe ... porque...
4) Minha mãe ... porque...
5) Meu/minha
vizinho/a ... porque...
6) Meu/minha
amigo/a ... porque ...
Sou parecido/a
com:
1) Meu/minha
irmão/irmã ... porque...
2) Meu/minha
colega ... porque...
3) Meu pai ...
porque...
4) Minha mãe ... porque...
4) Minha mãe ... porque...
5) Meu/minha
vizinho/a ... porque...
6) Meu/minha
amigo/a ... porque ...
MÚSICA: A MEDIDA QUE A MÚSICA FOR TOCANDO IR
DESFILANDO COM AS CRIANÇAS E SEMPRE MOSTRANDO NO CARTAZ AS LETRINHAS E OS
NÚMERAIS
Dona Girafa
Xuxa
Eu nunca vi um bicho com tanta elegância
Não perde a pose mesmo dentro de um pijama
No seu andar dona girafa é a mais bela
Até parece desfilar na passarela
Um belo dia teve festa na floresta
E a bicharada começou a reclamar
Pois no desfile deram 10 para a girafa
Deram 9 para zebra, e foi aquele bafafá
A dona ursa, que era dona da butique, levou 7
Deu chilique até a festa se acabar
Dona girafa, dona girafa
Quem é bonita sempre é muito invejada
Dona girafa, dona girafa
Quem tem inveja de você não ta com nada ( 2x )
Eu nunca vi um bicho com tanta elegância
Não perde a pose mesmo dentro de um pijama
No seu andar dona girafa é a mais bela
Até parece desfilar na passarela
Um belo dia teve festa na floresta
E a bicharada começou a reclamar
Pois no desfile deram 10 para a girafa
Deram 9 para zebra, e foi aquele bafafá
A dona ursa, que era dona da butique, levou 7
Deu chilique até a festa acabar
Dona girafa, dona girafa
Quem é bonita sempre é muito invejada
Dona girafa, dona girafa
Quem tem inveja de você não ta com nada ( 2x )
Dona Girafa
Xuxa
Eu nunca vi um bicho com tanta elegância
Não perde a pose mesmo dentro de um pijama
No seu andar dona girafa é a mais bela
Até parece desfilar na passarela
Um belo dia teve festa na floresta
E a bicharada começou a reclamar
Pois no desfile deram 10 para a girafa
Deram 9 para zebra, e foi aquele bafafá
A dona ursa, que era dona da butique, levou 7
Deu chilique até a festa se acabar
Dona girafa, dona girafa
Quem é bonita sempre é muito invejada
Dona girafa, dona girafa
Quem tem inveja de você não ta com nada ( 2x )
Eu nunca vi um bicho com tanta elegância
Não perde a pose mesmo dentro de um pijama
No seu andar dona girafa é a mais bela
Até parece desfilar na passarela
Um belo dia teve festa na floresta
E a bicharada começou a reclamar
Pois no desfile deram 10 para a girafa
Deram 9 para zebra, e foi aquele bafafá
A dona ursa, que era dona da butique, levou 7
Deu chilique até a festa acabar
Dona girafa, dona girafa
Quem é bonita sempre é muito invejada
Dona girafa, dona girafa
Quem tem inveja de você não ta com nada ( 2x )
DEPOIMENTO DOS
ALUNOS SOBRE O PROJETO:
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Não gostei de ...
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
ANEXO ATIVIDADES
DOS ALUNOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adoro ler seu comentário! Beijos!