10.6.11

ATIVIDADES PARA ALUNOS


A origem dos números





Os números que todos usamos (1,2,3,4,5,6, etc.) são chamados “números arábicos” para os distinguirmos dos “números romanos” (I,II,III,IV,V,VI, etc.).
Os árabes popularizaram estes números, mas a sua origem remonta aos comerciantes fenícios que os usavam para contar e fazer a contabilidade comercial.
Mas você alguma vez pensou por que motivo “1” significa "um", “2” significa "dois“, etc.?
Os números romanos são fáceis de compreender mas… Qual é a lógica que há por detrás dos números arábicos ou fenícios?
Trata-se de ângulos
É pura lógica: Se você escrever o número na sua forma primitiva, verá que:
  
O número 1 tem um ângulo.
O número 2 tem dois  ângulos.
O número 3 tem três  ângulos e assim por diante
E o  "O" não tem ângulo nenhum.
E como uma imagem vale mais que mil palavras…







































Todas as atividades foram retiradas da internet.

Um comentário:

  1. OI AMEI O SEU BLOG ,ESTAVA PROCURANDO DESENHOS COM TANGRAM E ENCONTREI AQUI, MUITO OBRIGADA ...MAGNA MUNIZ

    ResponderExcluir

Adoro ler seu comentário! Beijos!

Eu sou Lúcia Martinelli

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI
ATIVIDADES E PROJETOS