12.6.11

A CIGARRA E A FORMIGA


“A Cigarra e a formiga” de La Fontaine:

A CIGARRA E A FORMIGA
Releitura da fábula “A Cigarra e a formiga” de La Fontaine:
Era uma vez uma formiguinha e uma cigarra que eram muito amigas.
Durante todo o outono, a formiguinha trabalhou sem parar, a fim de armazenar comida para
o período de inverno. Não aproveitou nada do sol, da brisa suave do fim da tarde, do lindo pôrdosol
do outono nem da conversa com as amigas. Só vivia para o trabalho!
Enquanto isso, a cigarra não desperdiçou um minuto sequer: cantou durante todo o outono,
dançou, aproveitou o tempo livre, sem se preocupar muito com o inverno que estava a chegar.
Então, passados alguns dias, começou a arrefecer. Era o inverno que estava a bater à
porta.
A formiguinha,exausta, entrou na sua singela e aconchegante toca, repleta de comida.
Entretanto, alguém chamava pelo seu nome do lado de fora da toca e, quando abriu a porta, ficou
surpresa: era a sua amiga cigarra, que estava vestida com um maravilhoso casaco de lã e com uma
mala e uma guitarra nas mãos.
– Olá, amiga! cumprimentou
a cigarra. Vou
passar o inverno em Paris. Será que você
podia cuidar da minha toca?
– Claro! Mas o que aconteceu para você ir para Paris?
A cigarra respondeulhe:
Imagine você que, na semana passada, eu estava a cantar num restaurante e um produtor
gostou tanto da minha voz que fechei um contrato de seis meses para fazer espetáculos
em Paris. A propósito, amiga, deseja algo de lá?
A formiguinha respondeu:
– Desejo, sim. Se você encontrar por lá um tal de La Fontaine, que escreveu a nossa
história, mandeo
tomar banho em urtigas...
MORAL DA HISTÓRIA: Aproveite a sua vida, saiba dosar o trabalho e o lazer, pois trabalho em
demasia só traz benefícios nas fábulas do La Fontaine.
SUGESTÕES DE TRABALHO SISTEMÁTICO COM O TEXTO
TEXTO: FÁBULA – A CIGARRA E A FORMIGA
1º DIA:
1 – Problematização oral (professor)
• Despertar o desejo de leitura no aluno.
• Explicar o que é texto, dizendo que existem diversos gêneros textuais. Ex:
músicas, poesias, receitas, texto informativo, fábulas, etc.
• Esse texto é uma fábula – é uma narração alegórica, cujos personagens são
animais, que encerra com uma lição moral.
• Mobilizar o conhecimento anterior do aluno.
• Despertar o interesse pelo assunto.
• Provocar o desejo de adquirir novos conhecimentos.
• Professor: questiona, lança dúvidas.
• Alunos: explicam seus conhecimentos e pontos de vista, levantam
hipóteses, tomam consciência do que precisam conhecer melhor.
ATPS CICLO I – Alessandra Ap. Piva / Eunice Ap. dos Santos
A) O título dessa fábula é – A cigarra e a formiga.
• Incentivar o aluno, despertando nele o interesse pela leitura do texto.
• Como é a cigarra?
• Como é uma formiga?
• Onde elas vivem?
• Do que se alimentam?
• Que tipo de animal é a formiga?
• Que tipo de animal é a cigarra?
B) Escrever o que os alunos vão falando na lousa. Não precisa copiar no
caderno, nessa etapa ainda não se dá o texto para o aluno ler.
2 – Leitura com inferência e checagem:
• O professor lê e para em determinados pontos, ouve a resposta dos alunos.
• Antecipação – checagem.
• Predizer o que virá no texto e seu significado.
• Conhecimento do leitor determina possibilidades de fazer inferências.
• Checagem – estratégia de confirmação.
• Inferências - descobrir, captar o que não está explícito no texto.
• Conhecimento e visão de mundo determinam possibilidades de fazer
inferências.
3 – Leitura oral pelo professor:
Nesta etapa os textos são entregues para os alunos.
Antes de dizer que alguém não é capaz de compreender um texto, é preciso
considerar:
• Se ele conhece os recursos linguísticos aí utilizados.
• Se compartilha com o produtor o conhecimento do mundo que este põe em
ação no texto.
• Se ele tem informações suficientes sobre a situação.
• Se o texto em questão depende de outros textos (intertextualidade).
4 – Leitura oral pelo aluno:
Um aluno lê, outro continua. Pede-se que alguém leia um determinado
parágrafo.
5 – Leitura silenciosa individual:
O aluno vai ler e marcar as palavras desconhecidas por ele. O professor após
ter sido marcadas essas palavras, pede aos alunos que copiem no caderno
como no exemplo a seguir:Ex.:
a) O que você acha que significa:
Armazenar -
Brisa -
Arrefecer -
Exausta -
Singela -
Contrato -
Urtigas -
Demasia -
ATPS CICLO I – Alessandra Ap. Piva / Eunice Ap. dos Santos
2 º DIA:
1 - O que diz o dicionário:
– Estudo do vocabulário
– As palavras anotadas no dia anterior serão procuradas no dicionário e serão
anotadas os seus significados .
2 – Trabalhando com o dicionário:
Procedimentos básicos para o trabalho com o dicionário:
– Saber que as palavras estão organizadas numa ordem (não só as letras
iniciais).
– Os verbos não aparecem flexionados.
– Verificar se o significado condiz àquele trecho.
A) Troque as palavras assinaladas na frase, pelo significado encontrado no
dicionário:
a) Não aproveitou nada do sol, da brisa suave do fim da tarde.
b) Passados alguns dias, começou a arrefecer.
c) A formiguinha, exausta entrou na sua singela e aconchegante toca.
B) Forme frases com as palavras estudadas no texto:
Dançou -
Amigas -
3 – Interpretação oral:
Antes de passar a interpretação escrita na lousa, as perguntas que estarão na
interpretação são feitas oralmente.
4 – Interpretação oral:
1 – Qual é o título do texto?
2 – Quem são as personagens do texto?
3 – Durante o outono, o que aconteceu com a formiga?
4 – O que a cigarra fez durante o outono?
5 – Onde a cigarra foi passar o inverno?
6 – O que você achou desta versão da fábula? Explique sua resposta.
7 – Por que a cigarra procurou a formiga?
8 – Ligue as características aos personagens:
FORMIGA TRABALHADORA CIGARRA
FOLGADA
INGÊNUA
ESPERTA
ATPS CICLO I – Alessandra Ap. Piva / Eunice Ap. dos Santos
9 – A frase que termina a história: “Aproveite a sua vida, saiba dosar trabalho
e lazer, pois trabalho em demasia só traz benefício...”, também poderia se
relacionar com:
( ) Amor com amor se paga
( ) Promessa é dívida
( ) Devagar se vai longe
( ) Quem vê cara não vê coração
( ) Quem dá aos pobre empresta a Deus
3º e 4º Dia:
Gramática contextualizada:
1 - “Se você encontrar por lá um tal de La Fontaine, que escreveu a nossa
história, mande-o tomar banho em ...”
Como se chama o sinal empregado para indicar que o pensamento foi
interrompido.
R:____________________________________________________ .
2 - “Passados, alguns dias, começou a arrefecer”. Identifique no quadro o
sinônimo da palavra destacada na frase:
Acordo – cansada – esfriar – confortável quente
3 - “ - Imagine você que, na semana passada, eu estava a cantar
num restaurante...”. No trecho que você acabou de ler o pronome
eu , está se referindo a quem?
R.:___________________________________________________
4 – As palavras: Trabalhou, armazenar, aproveitou, desperdiçou, cantou,
dançou são:
( ) substantivos ( ) verbos ( ) adjetivos ( ) pronomes
5 – Uma formiga pequena é uma formiguinha, como se diz uma pequena
cigarra?
R.:____________________________________________ .
6 - Indique como deveriam ser escritos estes nomes se tivéssemos:
mais de um casaco __________________________________
mais de uma guitarra ________________________________
mais de uma mala __________________________________
7 -Ditado interativo:
As cigarras emitem sons durante todo o dia, porém esses sons tornam-se mais
evidentes ao entardecer e ao amanhecer, com menor intensidade nas horas
mais quentes.
As cigarras também são reconhecidas pela forma característica e pelo
tamanho grande, que varia de 15 milímetros até pouco mais de 65 milímetros
de comprimento. Possuem um “bico” comprido para se alimentar da seiva de
árvores e plantas onde normalmente vivem.
ATPS CICLO I – Alessandra Ap. Piva / Eunice Ap. dos Santos
Itens que podem ser explorados na oralidade e durante a reescrita e
revisão.
8 - Pontuação: Identificar os sinais de pontuação:
VÍRGULA – PONTO FINAL – DOIS PONTOS – TRAVESSÃO – PONTO DE
EXCLAMAÇÃO - PONTO DE INTERROGAÇÃO
9 – Sinais gráficos:
crase
circunflexo
til
agudo
cedilha
hífen
10 – Uso de maiúscula
11-verbo 3ª pessoa do singular
trabalhou – aproveitou – desperdiçou – cantou - abriu – começou – dançou –
abriu – aconteceu.
12-Ampliação vocabular:
período – aconchegante – repleta – surpresa
13 – Ortografia:
s com som de z – casaco - surpresa
cedilha – dançou
LH – trabalhou
NH – formiguinha
Encontros consonantais – brisa – aproveitou- surpresa
14 – Acentuação
oxítonas – alguém
proparoxítonas – espetáculo
15 – Grafias e pronuncias:
trabalhou e não trabaiô
comida e não cumida
sol e não sor
repleta e não repreta
dançou e não dançô
ATPS CICLO I – Alessandra Ap. Piva / Eunice Ap. dos Santos
OUTRAS ATIVIDADES GRAMATICAIS
1 – Complete as frases de acordo com o texto:
a) A formiga trabalhava_____________________________________________ .
b) A cigarra passou o verão __________________________________________ .
c) No inverno a cigarra pediu___________________para a _____________________ .
2 – Observando o texto complete as atividades abaixo:
a) Ci – ga – rra
Está palavra está separada:
( ) corretamente ( ) incorretamente
b) O conjunto de animais da floresta é:
( ) flora ( ) fauna ( ) cardume
c) As palavras: cigarra e formiga são substantivos:
( ) comuns ( ) próprios
d)No seu dia a dia você se comporta como:
( ) uma cigarra ( ) formiga
e) Na palavra “verão” , houve:
( ) hiato ( ) ditongo ( ) tritongo
3 – Forme frase:
a) afirmativa com cigarra
_____________________________________________________________________ .
b) negativa com formiga
_____________________________________________________________________.
c) interrogativa com verão
_____________________________________________________________________ .
d) exclamativa com guitarra
____________________________________________________________________ .
4 – Enumere de acordo:
( 1 ) monossílaba ( ) inverno
( 2 ) dissílaba ( ) sol
( 3 ) trissílaba ( ) aconchegante
( 4 ) polissílaba ( ) Paris
5 – Qual palavra rima com:
passa__________________ cumprimentou _______________

Cartão para mamãe...




Pintar ou colar papel camurça vermelho




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Passar cola nas abas, deixando espaço
para que a chaminé possa entrar e sair da casinha


Cartão pronto


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Eu sou Lúcia Martinelli

Minha foto

Eu sou Lúcia Martinelli, nasci em 28.06. Sou filha de Cândido Martinelli e Maria Grando, estudei em Passo Fundo RS, nas escolas Alfredo Pujol, Notre Dame, Joaquim Fagundes dos Reis e Cursei o 2º grau no Colégio Bom Conselho e o ensino superior na Universidade de Passo Fundo e fiz Pós –Graduação em Alfabetização Construtivista na UPF com o GEEMPA e conclui 1989. Hoje moro em Balneário Camboriú e estou fazendo todas as leituras que gostaria de ter feito e não tinha tempo para faze-las. Estou amando!

 

Trabalhei na Faculdade de Odontologia da UPF e fui secretária e auxiliar odontológico.

Exerci a função do magistério na rede particular de ensino, no Colégio Notre Dame por onde me aposentei e na rede municipal nas escolas Vidal Colussi, Fundação Educacional do Menor, UPF em Assessoramento Construtivista, Notre Dame Municipal e Antonino Xavier, onde me aposentei. Aleluia!!!

Trabalhei em turmas pela ordem dos acontecimentos: multiseriada (de pré a 4ª série) todos na mesma sala, Jardim, Pré, 1ª série, 2ª série, 2º ano, 3ª série, 4ª série, 5ª série e 1º ano do 2º grau.

Sou professora por opção porque adoro o ato de ensinar e aprender, o convivio com as crianças sentir a mundança e o crescimento acontecendo no dia a dia, ser o elo mediador entre aluno e conhecimento desafiando e apoiando para que o processo de aprendizagem aconteça o mais rápido possível. A experiência da alfabetização é algo indiscritível, só experimentando para saber a delicia da magia que é “o ver acontecer”.

 

A educação é um processo contínuo que toma o homem sobre sua responsabilidade desde a infância até a morte.

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI
ATIVIDADES E PROJETOS