12.9.13

PROJETO JOÃO E MARIA

PROJETO JOAO E
MARIA





Objetivo:
*      Aprimorar a interpretação de texto por meio de partes de uma história já conhecida e utilizar estratégias de leitura.
*      Desenvolver a consciência fonológica e aplicar conhecimentos de escrita para completar textos conhecidos.
*      Desenvolver conceitos de pensamento abstrato ligados à coerência e aprimorar noções de sequenciação de ideias, fundamentais à produção de um texto.
*      Refletir sobre a escrita de palavras em língua portuguesa e escrever palavras em forma de lista de acordo com a hipótese de escrita.
*      Estabelecer pontos de referências para elaboração de mapas e trajetórias;
*      Identificar possibilidades de trajetórias para alcançar objetivos propostos;
*      Transferir mediante desenho gráfico idealizações de caminhos a serem traçados;
*      Desenvolver a capacidade de estabelecer trajetórias e metas.
*       




O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ouvir e interpretar oralmente a história de João e Maria.
Após contar a história às crianças, leve-as para quadra e separe-as em dois grupos. O primeiro grupo terá algumas pedrinhas e deverá sair primeiro fazendo um caminho, jogando-as pelo chão, trilhando um caminho de pedras, seguindo a orientação de um mapa da escola, por onde estará indicado onde deverão percorrer.
O segundo grupo, sem ver o caminho que o primeiro grupo traçou, nem o mapa que foi disponibilizado à eles com o caminho correto, deverá seguir o caminho de pedrinhas e procurar as crianças pela escola. Ao achá-los, poderão trocar os grupos, sendo que, quem procurou deverá fazer o caminho com as pedrinhas e vice-versa.


Duração das atividades
12 Aulas

-Cd – ouvir a história no CD
-no data show, visualizar a história sem legenda, só com imagens

Apresentar o livro para os alunos, explorando a capa e o nome do autor.
Perguntar para os alunos se reconhecem os personagens. De onde?
 
Identificar então as características dos personagens:
Aproveitar para levantar o conhecimento que os alunos têm sobre esses personagens, antes de ler a história de João e Maria.
Após a conversa, ler o livro para a turma, mostrando as ilustrações de cada página, à medida em que vai contando a história.
Depois da leitura, trabalhar oralmente a interpretação através de questões relacionadas ao conto de João e Maria.
Interpretação da história por escrito
Texto lacunado
Ortografia: R e RR
Cruzadinha
Mapa mental sequenciado
João e Maria jogo rápido
Espaçamento entre as palavras
Sequência da História
Listar os doces
Escrever um bilhete para João e Maria
Identificar os personagens da história

1- Os pais de João e Maria conversavam sobre a dificuldade que estavam passando. Qual foi a sugestão da madrasta?
2- Os meninos ouviram a conversa dos pais.
Qual foi o plano deles para garantir o retorno para casa?
Deu certo? Por quê?
3- Os meninos perdidos na floresta avistaram uma casa. Como era?
O que eles fizeram?
4- Até que apareceu a dona da casa. Quem era?
5- O que ela fez com João e Maria?
6- A bruxa queria engordar João para poder comê-lo.
Qual foi a ideia de João para enganar a bruxa?
7- Até que um dia, a velha pediu à Maria para acender o forno. 
Ela aproveitou a situação. O que a menina fez então?
8- Os meninos fugiram. O que levaram com eles?
9- Que fim tiveram os meninos?
10- O que aconteceu com a madrasta?
Recursos Complementares

-casinha de doces
- Veja como sugestão, aula no Portal do Professor: “Achiqué”- versão peruana de João e Maria. Autor: Ana Letícia Lima Guedes.
- livro: João e Maria - Coleção Clássicos Cintilantes. Ed. Todolivro.
- CD Coleção Disquinhos: João e Maria
- Veja outra versão do conto de João e Maria em:



João e Maria

Você quer fazer uma casinha como esta com balas de goma?
É super simples
Você vai precisar de:
Isopor
palitos de dentes 
Vários pacotes de bala de gomas
1 rolo de papel alumínio
Modo de fazer
Você fará uma casinha com o isopor e a encapará com o papel alumínio
partirá os palitos de dentes ao meio, espetará a metade dos palitos nas balas e aplicará na casinha.
Se preferir faça as portas e janelas com uma determinada cor de bala (uma cor bem forte, de destaque) e depois preencha as "paredes" da casa com balas de cores claras.
Se você quizer, poderá fazer castelos, carrinhos, pois é o mesmo procedimento, se a casinha for ficar exposta muito tempo é legal você cobri-la com papel filme transparente ou coloca- la em um saco próprio para embalar cestas de café da manhã, pois estes sacos você encontra com facilidade, eles são grandes e o custo é pequeno.
Para fazer uma casinha como esta, você gastará em média R$ 20,00.

Você pode usar a casinha para decoração de festas, decorar uma mesa de doces para seus alunos e pode contar a Estória de João e Maria e usar a casinha para explicar as crianças como a casa de doces atraiu as crianças na Estória e no fima da aula, saborear as balas com seus alunos.
Você pode fazer o telhado da casa com bis (chocolate) e as paredes com chocolates de outras marcas, ex: charge, prestigio huuuuum
Paçocas, pés de moleque e doces de leite podem também servir de material
 

Narrador: Era uma vez um menino chamado João e sua irmã Maria, que moravam em uma casa perto da floresta. Um dia, sua mãe pediu que fossem buscar galhos secos para acender o fogo. Não pecisavam trazer muitos, apenas o bastante para acender a lareira.
Mãe:
- Não vão muito longe. Os galhos que temos aqui perto já servem, não vão se perder por aí...
João:
- Pode deixar mamãe, vamos voltar logo!
Narrador: E lá se foram os dois procurar gravetos secos por ali, entre várias brincadeiras. Não queriam ir longe, mas estavam tão curiosos com a floresta que resolveram arriscar só um pouquinho. Maria teve uma idéia genial: foi marcando todo o caminho, para saber por onde voltar: assim não iriam se perder. E bricaram à vontade. Já estava querendo escurecer quando resolveram voltar. Maria foi logo procurando os pedacinhos de pão que deviam estar marcando o caminho, mas... Os passarinhos que moravam ali estavam achando ótimo aquele lanchinho, e não deixaram nem um miolinho de pão sobrar. Não havia como achar o caminho de volta para casa. A idéia de marcar o caminho tinha sido ótima, mas não com pedacinhos de pão.
Maria:
- Agora estamos os dois com fome e perdidos!Andaram de um lado para outro, mas nada de encontrar o caminho de casa, cada vez mais escuro.
Narrador:
A noite já tinha chegado, quando João teve uma boa idéia:
João:
- Vou subir na árvore mais alta e ver se encontro alguma casa para passarmos a noite.
Narrador:
Maria achou ótima, pois já estava muito assustada com os ruídos da noite na floresta. E João encontrou alguma coisa:
João:
- Tem uma luz daquele lado! Vamos lá ver!
Narrador:
Os dois correram na direção da luz acesa da casa mais próxima. Ao chegarem, viram uma velhinha que parecia muito boazinha e sorridente.
Bruxa:- Venham cá! Venham, meus amiguinhos. Aqui vão encontrar muita comida gostosa. (os dois estavam morrendo de fome)
Narrador
Então viram a casa de perto:
Maria:- Uuuuau!
Narrador:
As paredes eram de chocolate com castanhas, o telhado era de brigadeiro, as portas de biscoito fresquinho, as janelas de gelatina, tudo enfeitado com caramelo, sorvete e balas coloridas.
Maria: Uhmmm!
Bruxa:
- Comam tudo, meu amiguinho é para vocês. Depois podem descansar em camas fofinhas e bem quentinhas. Amanhã acharemos a casa de vocês.
Narrador:
E os dois obedeceram à contentes, e acabaram dormindo cansados de um dia tão cheio. Acordaram antes do sol nascer, pensando que estavam na maravilhosa casa de doces. Mas, que nada: A casa tinha desaparecido como se fosse mágica. Em seu lugar havia uma horrível casa de bruxa, com morcegos e tudo. Uma gargalhada terrível vinha da escada, por aonde chegou à bruxa malvada com sua coruja:
Bruxa:
- Pensaram que iam escapar, não? Vão ficar presos aqui para sempre, e nunca mais vou deixar que voltem para casa. Ha! Ha! Ha!
Narrador:
A bruxa mandou Maria para a cozinha preparar comida para todos: agora ela era a empregada da casa. Tinha que fazer todo o serviço, se não... Prendeu João numa gaiola e disse:
Bruxa:
- Menino: trate de ficar bem gordinho! Quando estiver pronto, vai virar o meu jantar especial. Ha! Ha! Ha!
Narrador:
Maria foi a primeira a reparar que a bruxa malvada não enxergava bem. Tudo ela trazia bem perto dos olhos para ver direito. Para saber se João estava engordando bem, toda noite chamava o menino e mandava que mostrasse o seu dedinho da mão. Apertava bem, e dizia que ainda estava muito magrinho.
Bruxa:
- Maria! Faça mais comida! Ele tem que engordar. Depressa! Narrador: João, preso na gaiola já nem sentia fome, de tão triste que estava. Queria voltar a ser livre, correr solto com seus amigos e brinquedos. Lembrava bem como isso era bom. Maria tentava encontar uma saída para os dois, enquanto fazia o serviço sem nenhum brinquedo. Tinha saudades de tudo em casa, mas, como enganar a bruxa e fugir?
Narrador:
Foi na cozinha que teve uma idéia: Colocou para assar no espeto uma galinha, escondendo um ossinho comprido e bem fininho. Quando levou a comida para João, disse a ele bem baixinho, para a bruxa não escutar:
Maria:
- Esconda este ossinho para fingir que é seu dedo bem magrinho e enganar a bruxa. Ela não enxerga quase nada...
Bruxa:
- Quietos aí! Quem disse que podem conversar?
Narrador:
Desse dia em diante, João sempre mostrava o ossinho para a bruxa apertar quando ela queria saber se ele já estava bem gordinho. Bruxa:- Maria! Esse menino está magro como um palito. Faça mais comida!
Narrador:
E Maria fazia muitas coisas para que os dois ficassem bem fortes para poder fugir. Em toda parte, a menina procurava o lugar onde a bruxa escondia a chave da gaiola, mas não conseguia encontrar. Tudo agora dependia da força de João para fugirem dali. Naquela noite, João se esforçou muito, e acabou conseguindo soltar a grade da gaiola. Tinha ficado bem forte, e a bruxa nem sabia disso. Os dois correram para se esconder na floresta antes que a bruxa acordasse. Na luz do dia, conseguiram achar o caminho de casa, e nunca mais voltaram naquele lado da floresta.
Fim



AUTODITADO

1.
4.
7.
10.
2.
5.
8.
11.
3.
6.
9.
12.
  

Pinte, recorte, monte e brinque com os dedoches

Por que você acha que a bruxa é má?











20 comentários:

  1. Lúcia amei o texto e o projeto...vou realizar na escola em que trabalho.

    Abraços Carla Casal

    ResponderExcluir
  2. Nessa história montada faltou a página 11, tem como vc enviar ela?

    ResponderExcluir
  3. AMEI SEU PROJETO VOU APLICAR COMO SEQUENCIA DIDÁTICA NÃO TODO RESUMI ALGUMAS PARTES PARA TRABALHAR UMA SEMANA; FALTOU MESMO A PÁGINA 11 DOS SLIDES, MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  4. AMEI SEU PROJETO VOU APLICAR COMO SEQUENCIA DIDÁTICA NÃO TODO RESUMI ALGUMAS PARTES PARA TRABALHAR UMA SEMANA; FALTOU MESMO A PÁGINA 11 DOS SLIDES, MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  5. Adorei as atividades! Obrigada por compartilhar! <3

    ResponderExcluir
  6. Ótimo trabalho parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns me ajudou bastante no meu projeto.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Como faço para receber pro email

    ResponderExcluir
  10. Lindo projeto!!! Amei

    ResponderExcluir
  11. Preciso desse projeto em arquivo, por favor me envia pra eu trabalhar com minha turminha de 5 anos!!!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por usarem, fico feliz!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por compartilhar seu projeto, aproveitei muita coisa.

    ResponderExcluir
  14. Amei o projeto você pode me enviar o arquivo para trabalhar com minhas turmas desde já agradeço

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. AMEI O PROJETO, VOU APLICAR COM MINHA TURMA. MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR.

    ResponderExcluir
  17. Amei, vc pode me enviar o arquivo pra eu trabalhar na minha sala?

    ResponderExcluir

Adoro ler seu comentário! Beijos!

Eu sou Lúcia Martinelli

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI
ATIVIDADES E PROJETOS