Faço Arte o Ano Inteiro
Professora: Lúcia Martinelli
Sequência didática
Tema:
Faço Arte o ano inteiro.
Justificativa:
Proporcionar aos alunos, um trabalho de incluir obras de arte e conhecer pintores famosos nas
datas significativas do ano letivo. Oportunizar a criança conhecer alguns representantes clássicos e
elementos fundamentais da arte, sendo capaz de representar informações simples
sobre os mesmos e realizar produções pessoais à partir dessas referências,
fazendo uso da linguagem artística como mais um canal para ler o mundo,
explicá-lo, experimentá-lo, manifestá-lo e adimirá-lo.
Gênero: Arte
Objetivos específicos:
Ø Valorizar a arte como
um produto da cultura humana;
Ø
Oportunizar a apreciação de obras e a biografia do
artista em questão;
Ø Apreciação em
Artes Visuais;
Ø
Fazer Artístico;
Ø Trabalhar a leitura
de diferentes obras e artistas, buscando elementos que enriqueçam a sua própria
produção;
Ø Desenvolver cuidado
especial pelo próprio percurso criador;
Ø
Desenvolver o senso crítico.
Ø
Despertar a apreciação para a Arte partindo da pintura para outras
vertentes.
Ø
Entender que cada ser humano tem estilo de expressão artística.
Ø Valorizar e respeitar a nossa cultura
artística.
Ø Possibilitar a
comparação do contexto histórico das telas com a realidade social contemporânea
Ø Identificar as
características das variações estéticas: natureza-morta, paisagem e figura
humana.
Ø Realizar releituras
de algumas obras das três fases do artista (natureza-morta, paisagem e figura
humana).
Ø Perceber as brincadeiras
e brinquedos destacados na pintura do artista com os da atualidade.
Ø Classificar os temas
propostos nas produções do artista tais como: brincadeiras infantis, paisagens
rurais, cenas de retirantes, trabalhadores rurais, retratos, entre outros.
Ano: 2011
Tempo
estimado: Ano letivo de
2011
Material
necessário:
Criatividade,
observação e sensibilidade.
* Utilizar
materiais e suportes diversos, como lápis, pincéis, tintas, papéis de vários
formatos e espessuras, caixas de camisa, sapato, de botas, caixas grandes,
folhas sulfite 60, potes, garrafas, cola;
* Utilizar
materiais de diferentes formas ( pincel em papel liso, enrugado, lixa, argila,
etc) e meios ( tinta soprada com canudo, com esponja, com carimbos, etc)
APRECIAÇÃO
EM ARTES VISUAIS
* Materiais
que contemplem a maior diversidade possível e que sejam significativas.
* Realizar observação livre das imagens, permitindo comentários individuais e do grupo.
* Realizar observação livre das imagens, permitindo comentários individuais e do grupo.
FAZER
ARTÍSTICO
Planejamento
das atividades:
§ Leitura da biografia do pintor e
interpretação;
§ Conhecer várias obras
do pintor, pinturas da Capela Cistina;
§ Comparar o estilo com
outros pintores;
§ Releitura da obra
§ Intervenção:
§ Produto final:
Exposição das atividades desenvolvidas pelos alunos durante o ano.
Sistematização metacognitiva e metalinguística
Mês de março
Dia da
Mulher-
v Leonardo da Vinci:
§
Conhecer as principais obras do autor;
§ Leitura da biografia do
pintor;
§ Releitura da obra
“Monalisa”
§ Elaborar a sua autobiografia e o seu auto-retrato.
Intervenção:
§ Meio: guache e folha
60;
Suporte:
§ Sulfite 60, pincel,
tintas, rolos de folha revista para moldura;
Monalisa
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Ultima ceia
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Mês de abril
Dia do livro
v Picasso:
§ Leitura da biografia do pintor;
§ Conhecer e apreciar obras do pintor;
§ Releitura da obra “A Leitura”
§ Intervenção:
§ Meio: guache e pasta de dente;
Suporte:
§ Cartolina;
A leitura
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"A Leitura", tela de
Picasso vendida por US$ 40,7 milhões; em 2010, um trabalho de Picasso atingiu
valor recorde para uma obra, US$ 106,5 milhões
LONDRES, 8 Fev 2011 (AFP) - A tela "A
Leitura", um conhecido retrato que o pintor espanhol Pablo Picasso fez de
sua amante e musa Marie-Thérèse em 1932.
Em "A Leitura", pintado na mesma época que uma de suas obras mais aclamadas, "Le Rêve" (O Sonho), Picasso (1881-1973) representa Marie-Thérèse Walter, a mulher que, segundo a Sotheby's, transformou "a vida e a arte" de Picasso, adormecida em uma poltrona e com um livro no colo.
"É um quadro muito delicado. Percebe-se Picasso apaixonado. As cores são suaves, as curvas, harmoniosas, a matéria é rica", explicou Samuel Valette, da casa Sotheby's, antes da venda.
Em "A Leitura", pintado na mesma época que uma de suas obras mais aclamadas, "Le Rêve" (O Sonho), Picasso (1881-1973) representa Marie-Thérèse Walter, a mulher que, segundo a Sotheby's, transformou "a vida e a arte" de Picasso, adormecida em uma poltrona e com um livro no colo.
"É um quadro muito delicado. Percebe-se Picasso apaixonado. As cores são suaves, as curvas, harmoniosas, a matéria é rica", explicou Samuel Valette, da casa Sotheby's, antes da venda.
Maio
Dia do
trabalhador
v Tarsila do Amaral:
§ Conhecer e apreciar as obras da pintora
§ Releitura da obra “Operários” com
colagem e desenho
§ Biografia da pintora com interpretação
§ Ativiades de matemática
Intervenção:
§ Meio: guache e pasta
de dente;
Suporte:
§ Cartolina ou papelão
Operários
|
Vendedor de
frutas
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Dia das Mães
v Pablo Picasso:
§ Conhecer obras do pintor;
§ Leitura da biografia do pintor;
§ Releitura da obra “Maternidade”
§
Atividade: Apresentar a obra A vida de Picasso, questionar o que
vêem, as cores que são utilizadas, o que sentimos ao ver um quadro todo nesta
cor, comentar sobre esta fase do pintor. Observar ao redor, as várias nuances
de cores, quais são mais fortes, mais vivas, mais claras, mais escuras,
etc.Mostrar como fazer várias nuances, com uma cor apenas .No caso do azul,
deixar um pote com o azul puro, em outros potes misturar verde, branco, preto,
obtendo vários tons.Procure sempre cores quentes com cores do mesmo grupo e
cores frias também. Propor que façam uma pintura com as nuances adquiridas.
Registro
: Pintura com guache em várias nuances.
Intervenção:
§ Meio: guache e pasta
de dente;
Suporte:
§ Pacote de pardo;
maternidade
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PABLO PICASSO
Família de Saltimbancos Pablo Picasso, 1905 National Gallery of Art Washington, Estados Unidos |
Considerado por muita gente como um dos
maiores artistas do século XX, Picasso viveu 91 anos (de 1881 a 1973) e
produziu mais de 20 mil obras, entre pinturas, desenhos, esculturas e colagens.
De julho a novembro deste ano, está no Brasil uma exposição de quadros e
desenhos que ele fez na época da Guerra Espanhola, de 1937 a 1945, chamada Picasso:
Anos de Guerra. Se você mora no Rio ou em São Paulo, sorte sua: pode conferir a exposição ao vivo, até dia 7 de setembro no
Museu de Arte Moderna no Rio (MAM) e de 21 de setembro a 15 de novembro no
Museu de Arte de São Paulo (MASP). Para quem não puder ir, é possível ver
muitas das obras de Picasso na Internet.
Junho
São João
As
bandeirinhas de Volpi
Biografia de
Volpi
v Volpi:
§ Leitura da biografia
do pintor e conhecer obras do pintor;
§ Releitura da obra
“Bandeirinhas”
Intervenção:
§ Meio: guache e pasta
de dente;
Suporte:
§ Sulfite 60;
Bandeiras e mastro
|
Bandeira do Brasil
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Alfredo Volpi
(Lucca, Itália 1896 - São Paulo SP 1988). Pintor. Muda-se com os pais de sua cidade
natal para São Paulo em 1897. Trabalha como marceneiro-entalhador e
encadernador e torna-se pintor-decorador em 1912. Realiza decoração mural, em
1918, do Hospital Militar do Ipiranga, com o pintor Alfredo Tarquínio. Em
1935, participa da formação do Grupo Santa Helena com Fulvio Pennacchi
(1905-1992), Mario Zanini (1907-1971), Manoel Martins (1911-1979), Humberto
Rosa (1908-1948), Clóvis Graciano (1907-1988), Francisco Rebolo (1903-1980),
Rizzotti (1909-1972), Ernesto de Fiori (1884-1945), Vittorio Gobbis
(1894-1968), Rossi Osir (1890-1959) e Bonadei (1906-1974). No ano seguinte
participa da formação do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo.
Integra a Família Artística Paulista com Rebolo, Bonadei e outros. Sua
produção inicial é figurativa, destacando-se as marinhas executadas em
Itanhaém, em São Paulo. Mantém contato com o pintor Emídio de Souza
(1868-ca.1949). Em 1940, ganha o concurso promovido pelo Patrimônio Histórico
e Artístico Nacional, com trabalhos realizados a partir dos monumentos das
cidades de São Miguel e Embu e encanta-se com a arte colonial, voltando-se
para temas populares e religiosos. Realiza trabalhos para a Osirarte, de
Rossi Osir. Passa a executar, a partir da década de 50, composições que
gradativamente caminham para a abstração. É convidado a participar, em 1956 e
1957, das Exposições Nacionais de Arte Concreta e mantém contato com artistas
e poetas do grupo concreto. Recebe em 1953 o prêmio de Melhor Pintor
Nacional, dividido com Di Cavalcanti (1897-1976), Prêmio Guggenheim, em 1958;
melhor pintor brasileiro pela crítica de arte do Rio de Janeiro em 1962 e
1966, entre outros.
Fonte: Itaú Cultural |
Mês de julho
Presidente
Dilma
v Homero Britto:
§ Leitura da biografia e interpretação do
pintor;
§ Apresentação das
obras do autor;
§ Biografia da
Presidente Dilma e interpretação;
§ Releitura da obra “Presidente”
§ Análise da obra
Intervenção:
§ Meio: guache;
Suporte:
§ Caixa de camisa
(tampa);
Quadro: Mona Cat, Romero Britto.
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Biografia
Dilma Vana Rousseff Linhares (Belo
Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista
e política
brasileira,
filiada ao Partido dos Trabalhadores, e atual ministra da Casa Civil.
É graduada pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, com mestrado em teoria econômica e doutorado em economia
monetária e financeira, ambos pela Unicamp.
Na década de 1960, durante o regime militar, participou da luta armada atuando em organizações clandestinas de esquerda, como a Política Operária Polop e o Comando de Libertação Nacional (COLINA).[1] Esteve presa entre 1970 e 1973 nos órgãos públicos de repressão política, quando foi torturada.[1] Participou, na época, da ação que roubou o cofre do ex-governador paulista Adhemar de Barros onde teriam sido subtraídos US$ 2,6 milhões de dólares americanos.
No final da década de 1970, casou-se com o também militante político Carlos Araújo, fixando residência no Rio Grande do Sul.
Participou da tentativa de reestruturação do Partido Trabalhista Brasileiro, vínculada ao grupo de Leonel Brizola. Após a perda da sigla para o grupo de Ivete Vargas, participou da fundação do Partido Democrático Trabalhista.
Foi Secretária de Minas e Energia durante o Governo Alceu Collares no Estado, entre 1991 e 1994. Em 1998 Olívio Dutra, do Partido dos Trabalhadores, ganha as eleições para o governo gaúcho com o apoio do PDT no segundo turno, e Dilma novamente foi empossada na Secretaria de Minas e Energia. No final de 1999, antes do governo petista ter completado um ano, o PDT abandona a base, exigindo que seus filiados entregassem os cargos. Dilma, juntamente com Emília Fernandes, Milton Zuanazzi e o trabalhista histórico Sereno Chaise, sai do PDT e filia-se ao PT, continuando no governo.
Dilma Rousseff integra o governo de Lula desde o início, em 2003, como ministra de Minas e Energia. Trocou de cargo, e passou a chefiar a Casa Civil em 21 de junho de 2005, ocupando o lugar de José Dirceu.
Na década de 1960, durante o regime militar, participou da luta armada atuando em organizações clandestinas de esquerda, como a Política Operária Polop e o Comando de Libertação Nacional (COLINA).[1] Esteve presa entre 1970 e 1973 nos órgãos públicos de repressão política, quando foi torturada.[1] Participou, na época, da ação que roubou o cofre do ex-governador paulista Adhemar de Barros onde teriam sido subtraídos US$ 2,6 milhões de dólares americanos.
No final da década de 1970, casou-se com o também militante político Carlos Araújo, fixando residência no Rio Grande do Sul.
Participou da tentativa de reestruturação do Partido Trabalhista Brasileiro, vínculada ao grupo de Leonel Brizola. Após a perda da sigla para o grupo de Ivete Vargas, participou da fundação do Partido Democrático Trabalhista.
Foi Secretária de Minas e Energia durante o Governo Alceu Collares no Estado, entre 1991 e 1994. Em 1998 Olívio Dutra, do Partido dos Trabalhadores, ganha as eleições para o governo gaúcho com o apoio do PDT no segundo turno, e Dilma novamente foi empossada na Secretaria de Minas e Energia. No final de 1999, antes do governo petista ter completado um ano, o PDT abandona a base, exigindo que seus filiados entregassem os cargos. Dilma, juntamente com Emília Fernandes, Milton Zuanazzi e o trabalhista histórico Sereno Chaise, sai do PDT e filia-se ao PT, continuando no governo.
Dilma Rousseff integra o governo de Lula desde o início, em 2003, como ministra de Minas e Energia. Trocou de cargo, e passou a chefiar a Casa Civil em 21 de junho de 2005, ocupando o lugar de José Dirceu.
Poesia x Arte
As Borboletas
(Vinicius de Moraes)
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
são alegres s
francas.
As azuis
gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então
...
Oh, que escuridão!
Trabalharemos nesta etapa, Romero Brito, e o poeta Vinicius de Moraes.
Se olharmos bem para a borboleta da experiência vamos perceber que Romero
Brito, já observava muito a natureza. Vinicius de Moraes também observou a
beleza das borboletas e escreveu, Romero desenhou e usou as cores. Não é
fantástico.
Mês de agosto
Semana da
família
Família
|
Segunda
classe
|
Cezanne
|
Mês de
setembro
Inicio da
primavera
v Van Gogh:
§ Leitura da biografia do pintor e
apresentação de outras obras do pintor;
§ Apresentação das obras de atre do
pintor
§ Releitura da obra “Os Girassóis”
Intervenção:
§ Meio: guache e pasta
de dente;
Suporte:
§ Cartolina;
|
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girassóis
|
Tarsila
Manacá
|
|
Vincent
Willem Van Gogh
Sua vida
foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o
seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria
subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma
doença mental, suicidando-se.
A sua fama
póstuma cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas telas em Paris,
a 17 de Março de 1901.
Somente após a sua morte sua obra foi amplamente reconhecida.
Desde jovem, tem dificuldade em
se adequar aos padrões e passa por diversos trabalhos, até que descobre sua
verdadeira aptidão, a pintura. É ajudado por seu irmão mais novo a quem chama
carinhosamente de Theo. Foi seu amparo afetivo, emocional e econômico.
Van
Gogh tem crises de humor, discute, agride o amigo, sofre de mania de
perseguição e numa das crises tenta ferir Gauguin com uma navalha. Perde a
luta, é levado para a cama em lágrimas e com descontrole muscular. Arrependido,
corta, de propósito, um pedaço da orelha e manda num envelope à mulher que
motivou a briga.
Em maio de 1889 ele mesmo pede ao irmão que o interne. Seu quarto do hospital é transformado em atelier. Pinta sem parar, e manda dizer ao irmão que está pintando bem. Pinta paisagens, o hospital, os doentes, as celas, o pátio e os médicos. Apesar de sua grande produção, vendeu um único quadro em sua vida toda.
Em maio de 1889 ele mesmo pede ao irmão que o interne. Seu quarto do hospital é transformado em atelier. Pinta sem parar, e manda dizer ao irmão que está pintando bem. Pinta paisagens, o hospital, os doentes, as celas, o pátio e os médicos. Apesar de sua grande produção, vendeu um único quadro em sua vida toda.
Recolhido ao hospital para doentes
nervosos, mais tarde pinta, diante do espelho , o Auto-retrato com a orelha cortada. Seu olhar é de espanto,
mágoa e melancolia.
No dia 27 de julho de 1890 sai para o campo de trigo com um revólver na mão. É domingo, o grão está dourado, o céu incrivelmente azul. Corvos muitos pretos gritam e fogem em revoada. Dias antes ele pintou esse quadro. No meio do campo dá um tiro no peito.
No dia 27 de julho de 1890 sai para o campo de trigo com um revólver na mão. É domingo, o grão está dourado, o céu incrivelmente azul. Corvos muitos pretos gritam e fogem em revoada. Dias antes ele pintou esse quadro. No meio do campo dá um tiro no peito.
Principais
obras de Van Gogh :
- Os
comedores de batatas (1885)
- A italiana
- A vinha encarnada
- A casa amarela (1888)
- Auto-retratos
- Retrato do Dr. Gachet
- Girassóis
- Vista de Arles com Lírios
- Noite Estrelada
- O velho moinho (1888)
- Oliveiras (1889)
- A italiana
- A vinha encarnada
- A casa amarela (1888)
- Auto-retratos
- Retrato do Dr. Gachet
- Girassóis
- Vista de Arles com Lírios
- Noite Estrelada
- O velho moinho (1888)
- Oliveiras (1889)
Curiosidades
da vida de Van Gogh:
- Durante
sua vida, Vicent Van Gogh não conseguiu vender nenhuma de suas obras de arte.
Mês de
outubro
Semana da
criança
Dia dos
animais
v Renoir:
§ Leitura da biografia
do pintor;
§ Releitura da obra
“Flores num Vaso”
Intervenção:
Pintura de fundo com rolinho;
Meio:
Tinta de impacto / pincel
Suporte:
Papel cartão;
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Picasso
|
Las Meninas
|
Renoir Rosa
e azul
|
Velásquez
|
Biografia
Já na infância demonstrou grande interesse
pelas artes plásticas. Quando criança, trabalhou como decorador em uma indústria
de porcelanas em Paris. Com 18 anos, Renoir começou a pintar e decorar
persianas e leques. Em 1862, foi estudar na Academia de Belas Artes. Estudou
também na academia do pintor suíço Charles Gabriel Gleyre. Nesta academia
conheceu outros artistas famosos da época como, por exemplo, Claude Monet e Alfred Sisley. De Monet, Renoir recebeu influência no
tratamento da luz, sendo que o trabalho com as cores foi influência recebida deDelacroix.
Seu estilo artístico era marcado pela presença de cores
fortes e brilhantes, texturas e linhas harmônicas. O sentimento lírico é outra
característica importante nas obras de Renoir. Em suas pinturas prevaleceram as
formas humanas individuais, grupos de pessoas e paisagens.
Os últimos 20 anos de vida, Renoir sofreu com sua saúde. Portador de uma doença articular (artrite), o artista continuou pintando com dificuldades. Amarrava o pincel em seu braço para poder realizar suas obras. Mesmo assim, criou trabalhos ricos e importantes.
Os últimos 20 anos de vida, Renoir sofreu com sua saúde. Portador de uma doença articular (artrite), o artista continuou pintando com dificuldades. Amarrava o pincel em seu braço para poder realizar suas obras. Mesmo assim, criou trabalhos ricos e importantes.
Principais obras de Renoir
- Mulher com sombrinha (1867)
- O Camarote (1874)
- Le Moulin de la Galette (1876)
- Madame Georges Charpentier e suas filhas (1878)
- Remadores em Chatou (1879)
- Elizabeth e Alice de Anvers (1881)
- A dança em Bougival (1883)
- Mulher amamentando (1886)
- As grandes banhistas (1887)
- Menina com espigas (1888)
- Menina jogando criquet (1892)
- Ao piano (1893)
- Odalisca (1904)
- Retrato de Claude Renoir (1908)
- Banhista enxugando a perna direita (1910)
- O Camarote (1874)
- Le Moulin de la Galette (1876)
- Madame Georges Charpentier e suas filhas (1878)
- Remadores em Chatou (1879)
- Elizabeth e Alice de Anvers (1881)
- A dança em Bougival (1883)
- Mulher amamentando (1886)
- As grandes banhistas (1887)
- Menina com espigas (1888)
- Menina jogando criquet (1892)
- Ao piano (1893)
- Odalisca (1904)
- Retrato de Claude Renoir (1908)
- Banhista enxugando a perna direita (1910)
Mês de
novembro
Dali
Mês de
dezembro
Aldemir Martins (1922 - 2006)
Nascido em 8 de novembro
de 1922, na cidade de Ingazeiras / CE.
Falece em 5 de janeiro de 2006 em São Paulo / SP.
Falece em 5 de janeiro de 2006 em São Paulo / SP.
Gravador,
desenhista, ilustrador, Aldemir Martins é um dos fundadores da Sociedade
Cearense de Artes Plásticas, Scap, nos anos 40. Funda, também, o Grupo Artes,
com Mário Barata, Barbosa Leite, Antônio Bandeira e João Maria Siqueira em
1942.
Expõe individualmente pela primeira vez em 1946, na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo, IAB SP. Em 1947, em São Paulo, integra o Grupo dos 19 ganhando o terceiro lugar na amostra, seu primeiro título de grande importância.
Em 1950, cursa gravura com Poty, no Museu de Arte de São Paulo, Masp. Em 1985, lança o livro Linha, Cor e Forma, em que registra a trajetória de sua obra. Paralelamente à atividade de gravador e pintor, faz ilustrações para jornais e livros.<br>
Participa do Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, 1945 Bienal Internacional de São Paulo, edições entre 1951 e 1994 Salão Paulista de Arte Moderna.
Expõe individualmente pela primeira vez em 1946, na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo, IAB SP. Em 1947, em São Paulo, integra o Grupo dos 19 ganhando o terceiro lugar na amostra, seu primeiro título de grande importância.
Em 1950, cursa gravura com Poty, no Museu de Arte de São Paulo, Masp. Em 1985, lança o livro Linha, Cor e Forma, em que registra a trajetória de sua obra. Paralelamente à atividade de gravador e pintor, faz ilustrações para jornais e livros.<br>
Participa do Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, 1945 Bienal Internacional de São Paulo, edições entre 1951 e 1994 Salão Paulista de Arte Moderna.
ü Ao final dessa aula, o aluno deverá:
ü interpretar uma pintura enquanto um texto não-verbal;
ü hipotetizar interpretações possíveis a uma obra de arte (pintura);
ü construir uma interpretação relacional das diferentes pinturas;
ü distinguir, por meio de comparação entre as telas, a pintura abstrata
das demais;
ü produzir um desenho abstrato, segundo as orientações do professor;
ü participar na organização/implementação/apresentação da vernissage.
A avaliação deste projeto será processual e formativa, tendo como
intuito a formação do homem nos aspectos estéticos, crítico-social, éticos,
entre outros. Estes elementos serão trabalhados e avaliados de acordo com
o envolvimento, interesse em ouvir e ler textos informativos, participação, questionamento, criatividade, assiduidade, a mudança de
postura com respeito à ética aos trabalhos desenvolvidos pelos colegas de
classe.
CULMINÂNCIA
Socialização dos trabalhos produzidos pelos alunos para a escola e
familiares na sala de aula. Também serão apresentados slides como registro do
processo deste projeto pedagógico.
As 10
pinturas mais caras de sempre
O mundo da pintura está
recheado de verdadeiros apaixonados que são capazes de gastar fortunas por uma
pintura desde ou daquele artista. Das obras que alcançaram os maiores preços de
sempre, estão obviamente pinturas de mestres como Klimt, Picasso, Cézanne, Van Gogh, Renoir e outros. Conheça as 10 obras mais caras até à data.
Retrato de Adele Bloch-Bauer, por Gustav Klimt (US
$135.000.000)
Rapaz com um cachimbo, por Pablo Picasso (US $104.100.000)
Dora Maar com o gato, por Pablo Picasso (US $95.200.000)
Retrato do Dr. Gachet, por
Vincent van Gogh (US $82.500.000)
Bal Au Moulin de la Galette, por Pierre-Auguste Renoir (US
$78.000.000)
Rideau, Cruchon et
Compotier, por Paul Cézanne (US $60.500.000)
Femme aux Bras Croisé, por Pablo Picasso (US $55.000.000)
Atividade: Apresentar um carvão,
observar como sai o pozinho, deixar que risquem um pedaço do chão do pátio.
Propor que pintem uma folha inteira com o carvão, depois propor que desenhem
com uma borracha, para ver efeito.
Registro : Desenho com carvão e borracha.
Registro : Desenho com carvão e borracha.
Atividade: Na sala de artes,
escolher um material que queira pintar. Questionar como farão esta pintura, com
as mãos, com pincel, com rolinho? Apresentar a tinta guache e deixá-los pintar
o objeto. Durante a pintura, eles devem observar se a tinta cobre o objeto, se
é difícil, qual objeto é mais fácil de pintar, em qual superfície a tinta cobre
melhor.
Registro: pintura do objeto.
Registro: pintura do objeto.
Atividade: Apresentar um artefato
indígena de cerâmica e realizar troca de idéias sobre o objeto, para que era
usado, quem fez, o material utilizado. Apresentar a argila, dizer de onde foi
retirara, o que podemos fazer com ela e deixar que a manuseiem. Falar sobre as
sensações que ela propicia, textura, temperatura, etc. Deixar que façam o que
desejarem, deixando alguns objetos, como palitos, faquinhas de plástico, à
disposição dos alunos. Depois que secar ( sempre na sombra), poderão pintar ou
não.
Registro : Manipulação da argila e confecção de um objeto.
Registro : Manipulação da argila e confecção de um objeto.
Atividade: Apresentar a obra Bleu
II , de Miro, explorar os movimentos na lousa, de linhas e círculos. Propor que
façam coletivamente uma pintura, com estes movimentos. Dar uma placa de papel
panamá, escolher uma cor para dar o fundo, esperar secar e dar pincéis finos e
grosso, com vários potes de tintas em cores diversas, propor que façam os
mesmos movimentos, agora com tinta guache.
Registro : Pintura coletiva de linhas e círculos em papel panamá.
Registro : Pintura coletiva de linhas e círculos em papel panamá.
Atividade: Apresentar o livro de
artes de Van Gogh, Paul Gauguin, Matisse e mostrar que os pintores estavam
sempre homenageando seus amigos e conhecidos com pinturas. Propor que façam uma
produção para deixar de lembrança para um colega, como um sorteio de amigo
secreto
Atividade: Apresentar as obras “Os
Girassóis “ de Van Gogh , “ Vaso com flores” de Volpi e “ o jardim do pintor em
Giverny” de Monet. O que vemos nas duas pinturas? Porque será que os dois
pintores pintaram flores? Propor que vão ao quintal da escola, observar e
recolher elementos naturais( areia, folhas, flores, casca de árvore) para
colarem no papel.
Registro : Colagem de elementos naturais.
Registro : Colagem de elementos naturais.
Atividade: Apresentar caixas de
diferentes tamanhos, empilhar, encaixar, rolar, jogar, desmontar, montar. Cada
aluno escolhe uma caixa que irá pintar da cor que desejar. Após todas pintadas
e secas, brincar novamente, agrupando por cores, tamanhos, montando cidades,
etc.
Registro : Pintura de uma caixa
Registro : Pintura de uma caixa
Atividade: Apresentar uma folha
de lixa, para que é usada? Como é sua textura? Como será ao desenhar com Giz
colorido? Dá ou não? Observar como o giz acaba rápido.
Registro : Desenho com giz de lousa colorido na lixa, que deve ser colada em folha A3.
Registro : Desenho com giz de lousa colorido na lixa, que deve ser colada em folha A3.
Atividade: Apresentar vários
materiais, rolha, carimbo, tampas, batata e mostrar que todos podem ser
carimbados, onde aparecerá a impressão do mesmo. Cada aluno deve escolher um
material para ser carimbado em sua folha, depois todos devem falar sobre o
objeto que escolheu para carimbar e o que achou do resultado final.
Registro : Carimbo com tinta guache preta, com objetos em folha branca.
Registro : Carimbo com tinta guache preta, com objetos em folha branca.
Atividade: Apresentar um pratinho
de papelão e explorar todas as possibilidades de manuseio, formas, cor,
textura, brincar com o pratinho e depois propor que utilizem o espaço central
para desenhar, o que quiserem, com canetinha. Troca de ideias sobre o que
acharam de desenhar em um espaço diferente, o que desenharam.
Registro : Desenho com canetinha em prato de papelão.
Registro : Desenho com canetinha em prato de papelão.
Atividade:.. Colocar uma música e
pedir para que passem tinta guache nos pés e andem pelo papel de rolo.
Registro : painel com pegadas dos alunos em tinta guache.
Registro : painel com pegadas dos alunos em tinta guache.
Atividade: Contar uma história com pessoas e animais. Propor para
que ilustrem a história com figuras achadas em revistas, que devem ser
recortadas com as mãos e coladas em painel coletivo, junto com a história.
Pedir para que contem a história para o G3, utilizando o painel.
Registro : Painel coletivo com a história e
colagem de figuras de revista
Desenhos para Trabalhar
emoções com os alunos
Desenhos
para Trabalhar emoções com os alunos. Expressões
faciais. Carinhas com expressões de sentimentos.
Boa tarde, tudo bem?
ResponderExcluirGostaria de saber onde comprar o vidro estampado para pintar, por ser uma técnica antiga eu não encontro em lugar nehum para comprar, pois eu acho linda a técnica de pintura art noveau.Meu email é mnmoscardi@gmail.com.
Aguardo contato, beijos.