24.5.09

Bruxelas


O átomo do ferro

Catedral

O prédio da imagem ao lado é a prefeitura da cidade, bem no centro da Grand Place. Se puder não deixe de visitar seu interior. Outra visita interessante, especialmente para quem gosta de quadrinhos, é a Boutique do Tintin. Esta personagem foi criada pelo desenhista Belga Hergé, e até hoje Tintin e seu cachorro Milou são praticamente heróis nacionais.


O Manneken-pis é tão importante para Bruxelas como a estátua do Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro. A estátua deste menino fazendo xixi é uma das principais atrações da cidade. A história começou na idade média, quando aqui havia uma fonte, e em 1619 o escultor Jerome Duquesnoy fez a estátua do menino para embelezar o local. O monumento fica na esquina das ruas Stoofstraat/Rue de L'Etuve e Eikstraat/Rue du Chêne e geralmente está rodeada de pessoas fotografando e sendo fotografadas. A estátua passa a maior parte do ano vestida, uma tradição iniciada em 1698, e seu guarda roupas com mais de 600 peças pode ser visto na Casa Real e no Museu da Cidade.


Quando chegar lá não se surpreenda com o tamanho. O Manneken-pis é bem menor do que a maior parte das pessoas imagina. E se você é do Rio de Janeiro talvez já conheça o irmão gêmeo do Manneken-pis, batizado de Manequinho, há muitos anos morando em frente ao clube do Botafogo.




Eu sou Lúcia Martinelli

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI
ATIVIDADES E PROJETOS