25.5.09

Florença ou Firenze D ++++






Florença, ou Firenze, como dizem os Italianos, é banhada pelo rio Arno. Esta foto foi batida de sua margem sul, num dos mirantes mais bonitos da cidade, a Piazzale Michelangelo, de onde pode-se apreciar toda beleza deste lugar.

Saindo daqui e cruzando o rio na direção do centro, passe na Galeria Uffizi, onde estão diversos exemplos da arte Fiorentina, como O Nascimento de Vênus (de Botticelli), Vênus de Urbino (Ticiano) e a Sagrada Família (Michelangelo). Outro ponto imperdível de Florença é a Santa Croce. Esta igreja guarda 276 sepulturas de nomes imortais das artes, como Michelangelo, Ghiberti, Machiavelli, Dante e Galileo, só para citar alguns. A própria igreja tem suas capelas projetadas por Giotto, Della Robbia e Brunelleschi

Outro símbolo de Florença é o David de Michelangelo, ocupando um ponto de honra no prédio do Museo dell’Accademia, fundado em 1784 por Leopoldo de Lorena. Há alguns anos um louco avançou sobre esta obra com um martelo e antes de ser detido conseguiu danificar partes da estátua. Felizmente uma equipe de estudiosos conseguiu fazer um trabalho perfeito de recomposição. Pouco adiante, ao lado da igreja Santa Croce está a Casa Buonarroti, que pertenceu a Michelangelo, e onde são guardadas reproduções de outros de seus trabalhos.

A Piazza della Signoria é a coração de Florença. Esta praça é dominada pela torre do Palazzo Vechio, prefeitura de Florença desde 1322, com interior decorado por Vasari. Por séculos tem sido nesta praça onde os eventos mais importantes da cidade acontecem. Ela está cercada por um grupo magnífico de esculturas, onde destacam-se o Perseu de Cellini e o Rapto das Sabinas, de Giambologna. Ao passar por aqui não tenha pressa nenhuma. Pare, sente em algum lugar, olhe em todas as direções e viaje de volta no tempo. Você está num dos centros de cultura da história da humanidade. Muito do que se aprende nas escolas de arte de todo o mundo foi criado pelas pessoas que freqüentavam esta praça. Em ocasiões especiais, ela serve também de cenário para comemorações históricas. Entre as principais datas festivas estão a Festa de São João Batista (24 de junho), patrono da cidade, a Queima de Fogos do Domingo de Páscoa e o Calcio Storico, em junho, quando são disputados jogos com roupas típicas do século 16.

Passear em Florença é mais ou menos como percorrer um museu ao ar livre, com uma obra prima em cada esquina. Outras igrejas que também merecem ser visitadas são a de Todos os Santos, com afrescos de Botticeli e Ghirlandaio, Santa Maria Novella, onde está a Trindade de Masaccio, e Igreja do Espírito Santo, uma das últimas obras de Brunelleschi, e onde encontra-se a Madonna de Filippino Lippi. Não longe daqui fica o prédio do Mercado Central da cidade, local ideal para comprar artigos típicos em lã e couro, uma das especialidades da cidade.


Ao sair daqui não deixe de visitar a Piazza San Lorenzo. Nela está a Basílica de San Lorenzo, obra de Brunelleschi de 1425, muito utilizada pelos Médici. A família Medici forneceu os mais influentes governantes da cidade, e seu nome está intimamente ligado à história de Florença. Na San Lorenzo estão sepultados vários de seus membros, entre púlpitos de bronze de autoria de Donatello e esculturas de Michelangelo.










Eu sou Lúcia Martinelli

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI
ATIVIDADES E PROJETOS